• Postado por Tiago

O prefeito de Itajaí, Jandir Bellini, mandou ontem pra câmara de vereadores uma proposta pra livrar mais de seis mil peixeiros da cidade da cobrança do IPTU. Pra não pagar mais o imposto, o dono do imóvel deve atender exigências de renda e também se cadastrar na prefa. Mas nem precisa correr que o cadastramento, se for aprovado pelos vereadores, só vai começar em janeiro.

O projeto propõe a isenção de IPTU pra mais 6.259 imóveis que, somados aos 11.032 que já são isentos, vão totalizar 42% dos contribuintes da cidade, que tem 41.326 móveis cadastrados. Segundo informações da prefa, a isenção vai ser feita com base num projeto que atualiza os valores da planta genérica da cidade.

A atualização do IPTU será baseada nessa nova planta que levará em conta em torno de 50% do valor de mercado dos imóveis em áreas nobres da cidade. O objetivo do projeto seria beneficiar principalmente a galera mais pobrinha.

Como se livrar

De acordo com Nabor Afonso Arruda Coelho, coordenador de auditoria fiscal da secretaria de Fazenda peixeira, poderá receber a isenção quem ganhar até três salários mínimos, ter um único imóvel e, se tiver uma caranga, que ela tenha mais de 10 anos. Quem estiver dentro destas exigências também vai se livrar do imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).

Nabor disse ainda que a partir de janeiro a prefa vai divulgar as datas pros contribuintes fazerem o cadastro pra ganhar a isenção. Estas pessoas vão passar pela avaliação de assistentes sociais da prefeitura pra conferir os dados.

  •  

Deixe uma Resposta