• Postado por Tiago

A meta da  Secretaria de Estado de Saúde (SES) é vacinar 406.407 crianças no próximo sábado, 20 de junho, quando será realizada a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, doença mais conhecida como paralisia infantil.  O número equivale à meta de 95% da população com menos de cinco anos de idade.  Elas devem ser imunizadas nos postos de saúde, das 8 às 17 horas, mesmo que não estejam em dia com as outras vacinas.

O slogan deste ano é “Não dá pra vacilar.  Tem que vacinar”. A SES distribuiu 700 mil doses de vacinas para todos os municípios catarinenses.  Esta será a 30ª campanha de vacinação contra a doença no país, onde não são registrados casos desde 1989.  O Brasil, inclusive, obteve a certificação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de país livre da poliomielite em 1994.  “Apesar disso, é necessário manter as estratégias de campanha de vacinação porque o poliovírus ainda circula em alguns países”, explica a coordenadora do programa de imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da SES, Leonor Proença.

Para os pais, a orientação é que levem a caderneta de vacinação de seus filhos, para atualização ou esclarecimento de dúvidas em relação ao calendário básico de vacinas.  No Brasil, o objetivo é imunizar quase 15 milhões de crianças.  A segunda etapa da vacinação será realizada no dia 22 de agosto, quando as crianças deverão retornar aos postos de saúde.

  •  

Deixe uma Resposta