• Postado por Tiago

A pacata Navegantes agrada tanto quem gosta de tranquilidade e natureza, quanto quem prefere o agito do Carnaval e Ano Novo

Navegantes é o único município da região a contar com aeroporto

O visitante que chega de avião a Navegantes, observa lá de cima uma extensa praia de areias muito brancas, bem na foz do rio Itajaí-açu, que desemboca entre Itajaí e Navegantes, depois de ziguezaguear por 50 municípios do Vale do Itajaí. Em terra firme, a visão é ainda mais deslumbrante, pois a praia de 14 km tem a restinga preservada sobre suas dunas, o que assegura a longevidade do passeio e dos recursos naturais. A praia é a alma da cidade que está em festa esta semana por causa do aniversário da padroeira Nossa Senhora dos Navegantes, que dá nome ao município.

A festa, que rola até 7 de fevereiro, é uma prévia da festança que acontece na cidade durante o Carnaval, que agita a população local a partir do dia 12, orgulhosa de desfilar as cores do bloco do coração, na avenida da praia. Sem falar no Navegay, maior bloco de sujos do sul do país, que atrai homens e mulheres de toda a região, ansiosos por vestir a fantasia e trocar de sexo por um dia. Nas contas da prefa dengo-dengo, o bloco chega a juntar 40 mil moços e moçoilas alegres na segunda-feira de Carnaval.

As festas de fevereiro atraem visitantes e veranistas (aqueles que têm casa de praia), que aumentam consideravelmente a população fixa da cidade, estimada em 60 mil habitantes. A maior parte dos veranistas possui casa na praia do Gravatá, bairro no extremo esquerdo da praia, na divisa com o município de Penha. Por lá, o maior agito rola no feriado de Ano Novo, quando as ruas, comércio e praia ficam apinhadas de famílias de descendentes de alemães, vindas do Vale do Itajaí, ansiosas pra tirar a cor de escritório da pele.

No resto do ano, a gigantesca praia fica todinha pros locais, que, por mais humildes que sejam, se sentem milionários por usufruir à vontade de tamanha força da natureza. É o caso da família do encanador Noel Zeferino, 42 anos. Como ele é autônomo, pode organizar seu tempo e ir à praia com a família em plena tarde de segunda-feira. Ele estava com a esposa Marlene Nunes, 46, e a sobrinha Josleine Nunes, 24, e o pintor José dos Santos, 28, que vieram de Marau, interior do Rio Grande do Sul, no sábado passado. ?É ótima a praia. Se melhorar, estraga?, diz o visitante. Noel, que é de Chapecó e está há 12 anos em Navegantes, deve receber nos próximos dias cerca de 30 parentes, que vão ?acampar? na modesta casa do bairro São Paulo, pra curtir o Carnaval. ?Daí, a farofa vai comer solta?, brinca o anfitrião.

Outro morador do bairro São Paulo que escolheu Navegantes pra viver é o vigilante Júnior dos Passos, 38 anos. Na segunda-feira, ele tava com a companheira Magali Monteiro, 34, apreciando o vai e vem dos navios na boca da barra, ao mesmo tempo em que cuidava dos cinco filhos que vieram passar as férias com ele, e sisbaldavam nas águas da praia Central.

Perfeita pro surfe

Júnior e Magali moravam em Floripa há 13 anos, mas quando vieram passear em Navegantes, em 2005, resolveram ficar. ?O custo de vida lá é muito alto e tem muito engarrafamento. Aqui as pessoas são mais amigas, hospitaleiras; além disso, aqui tem mais empregos?, justifica o vigilante.

Depois de se capacitar, Júnior conseguiu colocação como pintor naval, nos estaleiros da cidade. E agora pode gozar a vida na praia, sem precisar passar o dia inteiro na lotação, como acontecia quando morava no bairro Bela Vista, na parte continental da capital.

Outro grupo que marca presença na praia Central, o ano todo, são os surfistas. Alexandre da Luz, 28 anos, veio do Guarujá, no litoral de São Paulo, há 15 anos. Ele trampa como tubulador nos estaleiros e sempre que pinta uma folguinha, simanda pra praia pra pegar onda com a rapaziada. Ele diz que a praia é muito boa pro surfe, por ser de mar aberto, com ventos em todas as direções, já que não tem costões. As ondas são constantes e podem atingir até três metros, se tiver ressaca. Além disso, por causa de um banco de areia no fundo, as ondas têm boa formação, o que contribui para correr altos tubos, o que conta pontos nos campeonatos.

As boas condições da praia incluíram o município nos circuitos catarinense e nacional, no ano passado. Em julho rolou a segunda etapa do Oakley Santa Catarina Surf Pro, que distribuiu R$ 15 mil em prêmios, 1500 pontos para o ranking catarinense e 250 pontos para o circuito Abrasp Brasil Tour 2009, divisão de acesso ao Super Surf. O campeão da etapa foi Guilherme Ferreira, e o segundo lugar ficou Alex Lima, a maior promessa do surfe dengo-dengo, que levou pra casa R$ 2500 e 1290 pontos.

Festa de N.S. dos Navegantes

De 29/01 a 07/02

19h30 – Novenas e Missas

29/01 – sexta

21h30 – Banda A Cor do Sol

30/01 – sábado

21h30 – Show nacional do Gaúcho da Fronteira

31/01 – domingo

15h – Bingo

20h30 – Grupo Gálatas

21h30 – Tarrafa Elétrica

01/02 ? segunda-feira

21h – Tchê Campeiro

02/02 ? terça-feira

19h30 – Missa solene e procissão terrestre

21h30 – Edu e Evandro

03/02 ? quarta-feira

20h30 – Banda Brend 7

21h30 – Banda Maria Joana

04/02 ? quinta-feira

21h – Destak do Samba

05/02 ? sexta-feira

21h30 – Dani & Rafa e banda

06/02 – sábado

21h30 – Show nacional Silvio Brito

07/02 – domingo

10h30 – Missa solene

15hh – Missa dos romeiros

16h30 – Procissão fluvial e concurso da melhor embarcação decorada

21h30 – Kaic & Kaynan

Programação de Carnaval

12/02 – sexta feira

18h – Abertura do Carnaval com ?Enterro da Tristeza?, embalado pela banda Municipal.

Local: Av.João Sacavem ? Centro

21h30 ? Trio Elétrico com a banda Incandescente

Local: Na praça da praia Central

21h30 – Trio Elétrico com a banda Tipo Exportação

Local: Gravatá ? em frente ao Shopping de Verão.

22h – Baile Azul e Branco

Local: Clube Navemar

Dia 13/02 ? sábado

20h30 – Desfile dos blocos especiais Escola de Samba Mirim Unidos do Amanhã, bloco Lambarulho, bloco D?Amizade e Pau Doce

Local: Avenida da praia

22h – Trio elétrico com Tok Final

Local: Gravatá ? em frente ao Shopping de Verão

23h – Baile Carnavalesco

Local: Clube Recreativo 1º de Maio ? Machados

Meia-noite – Trio elétrico com a banda Destak do Samba

Local: Praça da praia Central

Dia 14/02 ? domingo

16h – Domingueira ?Relembrando os Antigos Carnavais?

Local: Pavilhão de Eventos

15h – Baile Infantil

Local: Clube Recreativo 1º de Maio ? Machados

16h – Carnaval infantil

Local: Gravatá ? em frente ao Shopping de Verão

17h – Desfile dos blocos Pau Doce, Sovaco de Cobra, Mais um Bloco, Bebê Chorão e Siri na Lata.

Local: Avenida da praia

20h30 – Desfile dos blocos especiais Acadêmicos do Litoral, Cara e Coragem e Estrelinha do Mar

Local: Avenida da praia

22h – Trio elétrico com a banda Destak do Samba

Local: Gravatá ? em frente ao Shopping de Verão

Meia-noite ? Trio elétrico com Volares Band

Local: Praça da praia Central

Dia 15/02 – segunda feira

Navegay---Google

15h – Navegay com trios elétricos

Local: Circuito carnavalesco centro ? praia Central

23h – Trio elétrico com Top 5

Local: Praça da praia Central

22h – Trio elétrico com a banda A Cor do Sol

Local: Gravatá ? em frente ao Shopping Verão

Dia 16/02 – terça-feira

21h30 – Trio elétrico com a S/A

Local: Praça da praia Central

21h30 – Carnaval ? Trio elétrico com a banda Top 5

Local: Gravatá ? em frente ao Shopping de Verão

  •  

Deixe uma Resposta