• Postado por Tiago

CONTRA-BAIXO---Marta-e-Messi-melhores-do-mundo---divulgação

Brasileira venceu pela quarta vez seguida e argentino ganhou título inédito

A premiação da Fifa pros melhores do mundo em 2009 serviu pra confirmar o que muitos já sabiam: Marta e Messi ganharam os prêmios de maiorais do planeta bola.

A brazuca é a melhor jogadora de todos os tempos e possivelmente manterá o reinado enquanto o prêmio existir. Ontem, na cerimônia que rolou na Suíça, a brasileira levou o prêmio pela quarta vez seguida. O feito é único na história da premiação. ?Estou realmente surpresa. É inevitável não me emocionar neste momento. O dia em que eu parar de me emocionar, o futebol acaba para mim?, fala Marta. A alemã Birgit Prinz, a brazuca Cristiane, a inglesa Kelly Smith e a alemã Inka Grings completaram a lista das cinco melhores, respectivamente.

Entre os homens, o argentino Lionel Messi, que há anos joga o fino da bola no Barcelona, finalmente levou o prêmio de melhor do planeta. Recém campeão mundial de clubes com o time espanhol, Messi teve 1073 pontos e deixou pra trás, na ordem, Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, Xavi e Iniesta, também do Barça, e o brasileiro Kaká, do Real. ?É uma honra receber esse prêmio, porque foi dado por companheiros de outras seleções. Esta conquista significa terminar este ano da melhor maneira possível, para mim e para o Barcelona?, disse Messi.

Pela primeira vez, dois novos prêmios foram dados, um pro gol mais bonito e outro pra seleção com os melhores jogadores da temporada, considerada entre julho de 2008 e julho deste ano ? foram entregues 11 troféus, um pra cada atleta. O gol mais phodão foi de Cristiano Ronaldo, contra o Porto, pela liga dos Campeões, quando ainda jogava no Manchester United.

Zagueiro do Chelsea, John Terry foi eleito o melhor na votação entre os próprios boleiros. Ele também tá na seleção da temporada, que ainda tem Casillas, Daniel Alves, Vidic, Evra, Xavi, Iniesta, Gerrard, Messi, Cristiano Ronaldo e Fernando Torres.

Nos prêmio políticos, a associação Chinesa de Futebol ganhou o de Desenvolvimento, por seu trabalho com as categorias de base, e a rainha da Jordânia, Rania Al Abdullah Jordan, o Presidencial, por seu compromisso com a campanha da Fifa, 1Goal. A homenagem de 2009 foi pra Sir Bobby Robson, que morreu neste ano. Ele levou o prêmio Fair Play.

  •  

Deixe uma Resposta