• Postado por Tiago

INTERNA_10_abre-esquerda--Feira-de-Matemática-BOX-_foto-menina-superpoderosa-(4)

Guilherme (esquerda), a professora Roberta, Eduardo e Carlos vão encarar agora nerds de todo o país

O ano de 2009 não poderia ter terminado melhor pros amigos Guilherme Luchtenberg, Eduardo José Braun Mattos e Carlos Felipe Lopes Farias, todos com 13 anos. Os três representantes da 7ª série do colégio de Aplicação da Univali (CAU) tiveram o trabalho de matemática que fizeram selecionado numa feira regional e agora vão representar Itajaí na etapa nacional, que rola em julho em Blumenau. Os meninos são os únicos peixeirinhos da city convocados na categoria ensino fundamental/séries finais.

O trabalho, que já rendeu o mérito estadual, foi elaborado em sala de aula com a ajuda da professora de matemática Roberta Nara Sodré de Souza. Todos os 22 alunos da 7ª série colaboraram no projeto, mas só os três cedeéfes foram escolhidos pra apresentar a experiência.

A rapaziada participou primeiro da etapa regional, realizada em Itajaí, e organizada na secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) do governo do estado. Com a seleção, chegou a vez da disputa estadual, que rolou em novembro passado, em Rio do Sul. A 25ª feira de matemática de Santa Catarina reuniu cerca de 200 trabalhos de todo o estado. ?O nível tava bem forte?, disse Guilherme. ?Foi uma alegria a nossa seleção. Muitos que a gente pensava que iriam ganhar, nem foram selecionados?, completa Carlos Felipe.

Com as medalhas no pescoço e o troféu em mãos, veio a boa notícia: os meninos vão representar Itajaí na feira nacional, que já tem data pra acontecer. No mês de julho, o trio estará em Blumenau, cidade que sediará a etapa. ?Nós estamos com bastante expectativa. Até julho pretendemos melhorar ainda mais o trabalho pra buscar uma boa colocação?, falou a professora Roberta, que vai acompanhar a gurizada na competição.

Mas, em meio a tanta alegria, uma certa decepção tomou conta dos garotos da 7ª série do CAU. O trio não ficou muito feliz com a escolha da cidade-sede da feira nacional. ?Blumenau é muito perto. Eu queria que fosse lá pra Amazônia?, brinca Carlos Felipe.

Além dos meninos do CAU, três crianças da associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) também representarão Itajaí na categoria infantil/especial. Os pimpolhos também tiveram o trabalho ?O tempo passa, o tempo voa? selecionado na etapa estadual da feira de matemática.

  •  

Deixe uma Resposta