• Postado por Tiago

INTERNA_13_abre-esquerda_Entulho-na-praia-de-Sao-miguel-_foto-luz-clarita-(3)

Mal dá pra passar pela prainha, de tanto lixo que tem na areia

Há três semanas o lixo tá se acumulando nas areias da prainha de São Miguel, em Penha. Toda semana, os garis da prefeitura juntam a lixarada, armazenam em montes e depois vão embora, sem levar os entulhos juntos. ?Durante todo o ano a operação de limpeza da prefeitura foi fantástica, mas agora parece que desandou?, reclama Milton José Tormena, 45 anos, o Formiga, presidente da associação de moradores do bairro.

Para Formiga, o certo seria um caminhão aparecer para retirar a lixarada logo depois que os garis fazem o trabalho de rastelamento da sujeira. Mas, pra desespero do pessoal da prainha de São Miguel, não é isso o que acontece. São troncos de madeira, garrafas pet, latinhas de refri e até parte de um armário velho que fazem parte do acervo do monte de entulhos.

Porqueira na praia é coisa comum, admite Formiga. Mas, há cerca de três semanas, o lixo não tem sido retirado pela prefa. Com a maré cheia o entulho acaba voltando pra água e se espalhando novamente pela praia. Isso, sem falar que é trabalho redobrado pros garis, que acabam tendo que rastelar o mesmo lixo várias vezes.

Esta foi a primeira vez que a prefa da Penha deixou de recolher a sujeirada da praia, afirma Formiga.

Vão resolver

Davi de Freitas, diretor da secretaria de Obras da Penha, é quem cuida da limpeza da city. Ele garante que o entulho se acumulou há uns 10 dias e não há três semanas, como reclama Formiga. O bagrão alega que o problema foi a falta de máquina para recolher o entulho, além da grande demanda de praias que tem que atender toda semana.

Nas quintas e sextas-feiras, as 19 praias da city são limpas. Na última semana ficou díficil de marcar o trator da prefa pra carregar o lixo pra longe, diz Davi, porque existem somente duas máquinas para atender todas as diretorias da secretaria de Obras. Por isso, o trabalho na Prainha teve que esperar um pouco. O bagrão prometeu resolver a pendenga o mais rápido o possível.

  •  

Deixe uma Resposta