• Postado por Tiago

A dona de casa, R.G.L., 41 anos, acha que a prefa de Balneário Camboriú não quer deixar o povão bem informado sobre a nova gripe. Ela afirma que não vê uma mobilização dos profissionais da saúde da city pra explicar o que tá rolando aos moradores. Acredita que a falta de esclarecimento esteja acontecendo porque a prefeitura não quer afastar os turistas ao dizer que há três casos confirmados no município.

“Acho que a prefeitura não tem que esconder casos pra não afastar os turistas. Assim, a população por aqui pode até morrer sem esclarecimentos”, exagera. A moradora do bairro da Barra foi a Brusque no fim de semana e viu um pessoal distribuindo panfletos informativos sobre como se prevenir da gripe porca. Afirma que no Balneário não recebeu qualquer informação sobre a doença. “Sou eleitora do Periquito e assim ele está decepcionando seus eleitores”, lascou.

Através da assessoria de imprensa, a chefe da vigilância epidemiológica, Andréa Bittencourt, informou que não há motivo pra alarde. O município tem feito a sua parte, passando as orientações ao povão dodói nos postinhos de saúde e no hospital Santa Inês. Todos os profissionais receberam uma capacitação especial do governo do estado pra lidar com algum caso suspeito.

Pelo levantamento da secretaria de saúde, Balneário tem hoje três casos confirmados e três suspeitos. Os três casos confirmados são de duas pessoas que voltaram de Curitiba e se contaminaram por lá. O terceiro é de um rapaz que voltou dodói depois de uma viagem aos Estados Unidos. As três pessoas já estiveram internadas, já foram medicadas e passam bem.

Já os três casos suspeitos ainda estão em observação médica. O ranho destas pessoas já foi encaminhado pra análise num laboratório especializado do Rio de Janeiro. O laudo deverá ser divulgado nos próximos dias.

A gripe porca

Segundo o Ministério da Saúde, a gripe porca é uma doença respiratória causada pelo vírus A (H1N1). Esse bichinho pode ser transmitido pela tosse ou espirro de pessoas infectadas. Os sintomas são febre alta, tosse e dores pelo corpo. Pra se prevenir, o povão deve lavar as mãos com frequência, usar lenço de papel quando espirrar ou tossir e manter ambientes limpos e arejados.

  •  

Deixe uma Resposta