• Postado por Tiago

INTERNA_16_abre-direita_esgoto-a-ceu-aberto-rua-lúcia_foto-dona-mariquinha-(3)

O caras não tem filtro nem fossa e jogam o esgoto direto na rua

Um esgoto aberto em frente ao número 370 da rua Lúcia Serafim de Oliveira, na Praia Brava, em Itajaí, tá deixando os moradores maluquinhos, maluquinhos. Um deles entrou em contato com o DIARINHO e disse que não guenta mais a nojeira em que o lugar se transformou. Na água suja que escorre pela estrada, tem até sapato velho jogado e o cheiro é insuportável. Diz um vizinho que a fiscalização da Fundação do Meio Ambiente de Itajaí (Famai) teve no local, mas nada foi arresorvido.

O esgoto a céu aberto vêm de cima da estrada e desemboca num terreno que tá sendo aterrado. É possível, também, ver a tubulação pra fora jorrando a água de merda, pra desespero maior do povão que mora por ali.

Há três meses o fiscal da Famai teve lá pra averiguar a denúncia feita por um dos moradores. O barnabé do órgão ambiental teria quebra os canos do esgoto alegando que, com aquilo, o problema iria acabar. ?A coisa ficou pior do que antes, porque antes o esgoto era jogado longe da rua, agora ficou na esquina de um vizinho nosso?, relata o leitor que procurou o DIARINHO pra fazer o reclamo.

Culpa dos moradores

Pro leitor, os culpados pela sacanagem são dois moradores que moram na parte de cima da rua Lúcia Serafim de Oliveira. ?Depois que a Famai teve aqui, eles se prontificaram a arrumar a sua merda?, lembra o leitor. Mas seus vizinhos não cumpriram a promessa. ?Isso aqui tá o maior perigo pra crianças e pra todo mundo que mora lá. O cheiro é insuportável?, alerta o morador, cabreiro com a situação.

O dono do terreno que tá sendo aterrado e que tá recebendo o esgoto, diz que tá de mãos atadas. Ele, que pediu para não ter seu nome revelado, carcou a lenha pra cima da Famai. ?Eu quero arrumar isso e eles não deixam, mas eles também não arrumam?, lascou.

Fiscais da Famai confirmam

Maurício dos Santos, fiscal da Famai, foi ontem pela manhã na rua Lúcia Serafim de Oliveira, na Brava. Ele confirmou ao DIARINHO que três casas tavam jogando o esgoto no terreno de um vizinho.

Pra acabar com o rolo, Maurício garantiu que na segunda-feira o pessoal da Famail volta ao local com equipe, maquinário e tudo o mais para a arrancar a tubulação de vez. ?Eles [vizinhos] que se virem e vão fazer o esgoto deles?, mandou ver. O fiscal fez questão de dizer, ainda, que o sistema de esgoto que deve ser feito tem que fossa e filtro pra não poluir o lugar.

O representante da Famai também afirmou que os moradores daquela região da Brava já foram avisados do problema e notificados pelo órgão ambiental.

  •  

Deixe uma Resposta