• Postado por Tiago

 

a-225q-221

 

 

 

 

 

 

A 1ª Mostra Internacional de Fotografia Pin Hole será aberta às 19h desta quinta-feira, dia 7, no Centro Cultural Bento Silvério (Casarão da Lagoa), na Lagoa da Conceição. O evento, organizado pelo fotógrafo André Auler, reúne trabalhos de doze expositores da Alemanha, Argentina, Brasil, Colômbia, Finlândia, França e Uruguai.

As ampliações coloridas e em preto e branco, com tamanhos entre 4cm x 5cm e 20cm x 30cm, são feitas a partir da técnica pin hole. O método remete ao princípio da fotografia, sem lente e utilizando qualquer caixa em que a luz não penetre. Por um pequeno orifício em uma das extremidades de uma lata, por exemplo, a luz é captada para dentro da ?câmera?, sofrendo um movimento de inversão. A imagem é projetada para a parede oposta a do orifício, onde está o filme ou o papel fotográfico. Para produzir uma imagem razoavelmente nítida, a abertura tem que ser um furo pequeno na ordem de 0,5 milímetros ou menos, por isso, o nome traduz-se por buraco de agulha ou alfinete. O resultado da fotografia pin hole também pode ser obtido com máquinas digitais, retirando-se a lente.

 A exposição, que tem apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), permanecerá aberta até o próximo dia 30, das 13h às 19h, nos dias úteis. 

  •  

Deixe uma Resposta