• Postado por Tiago

mudanca-sentido-de-trafego-rua-sete-de-setembro---foto-Felipe-VT-01

Placa avisa: não adianta comerciantes berrarem, rua vai ter sentido único em breve

A coordenadoria de Trânsito de Itajaí (Codetran) já deu o aviso: o trânsito na avenida Sete de Setembro vai mudar em breve. O único trecho da via que ainda é mão dupla, da rótula do supermercado Xande até à rua Joca Brandão, vai virar mão única. Os comerciantes da rua tão apavorados com a mudança e temem que o movimento despenque. Eles ameaçam demitir funcionários e até fechar as portas se a alteração reduzir a clientela.

Os comerciantes tão putos porque, apesar de terem sido consultados pela prefa e feito um abaixo-assinado contra a mudança – com o apoio de todos os comerciantes da rua -, a Codetran não deu bola e já avisou que vai mudar sim o sentido da via. Uma placa no início da avenida informa que a mudança acontecerá em breve.

?Há um tempo o pessoal da Codetran veio aqui perguntar o que a gente achava da mudança e fomos contra, mas não adiantou, porque a mudança está sendo feita?, disse o comerciante Juliano Santos, 30 anos. Ele afirmou que 50% do movimento de sua loja é de balcão, das pessoas que passam pela rua e acabam parando. Pra ele, a mudança pode afetar diretamente o seu comércio.

A reclamação é a mesma de Márcia Moraes da Silva, 38, que é dona de uma papelaria. No caso dela, o movimento de balcão corresponde a 80% e ela teme ter que mandar funcionárias embora com a alteração do sentido da rua. Em abril, Márcia e seu pai mobilizaram a Sete Setembro e recolheram 46 assinaturas da galera que é contra a mudança.

?Levamos o abaixo-assinado para a câmara, alguns vereadores afirmaram que iam apoiar e não iam deixar a mudança acontecer, mesmo assim, não adiantou?, informou. A câmara de Dirigitentes Lojistas (CDL) também fez várias reuniões pra discutir a situação, mas não teve jeito.

Márcia disse que há alguns anos a prefa já tentou essa mudança, mas não colou porque a Sete de Setembro ficou tão parada que os comerciantes tavam quase falindo. Pra piorar a situação, os donos de loja também dizem que a maioria do movimento é de pessoas que vêm dos bairros peixeiros e não de Balneário. ?Acho que vai virar uma via muito rápida e as pessoas não vão parar no nosso comércio?, acredita Márcia. Outro comerciante, que preferiu não dar as caras, disse que a troca vai beneficiar a empresa Coletivo Itajaí, que quer tomar conta do pedaço.

Vai melhorar

José Alvercino, coordenador da Codetran, disse que não vai prejudicar o trânsito da city por causa de meia dúzia de comerciantes. Ele garante que a mudança beneficiará grande parte da população e que a maioria dos motoristas prefere a mão única. ?A gente fez estudos. Hoje os motoristas têm poucas opções pra entrar em Itajaí. Vamos desafogar um pouco a Contorno Sul, porque só na região da Univali circulam mais de 30 mil veículos diariamente?, falou o abobrão.

Hoje, 110 mil veículos tão registrados em Itajaí, mas a cidade ainda recebe uma rencarada das cidades vizinhas. A mudança ainda não tem data certa pra acontecer, mas de acordo com Zé poderá ser adiada pra depois do Natal, pois os comerciantes tão pedindo pra guentar até o término das festas de final de ano.

  •  

Deixe uma Resposta