• Postado por Tiago

atrativo87_bicicleta1As férias de julho estão aí, ótima pedida para conhecer os museus e espaços patrimoniais da região.  Conhecida como a cidade das bicicletas, Joinville tem um espaço específico sobre o tema.  O Museu da Bicicleta (Mubi) está localizado na antiga Estação Ferroviária – a Estação da Memória – e abriga um acervo de 108 bicicletas.

Fundado em 9 de março de 2000, o acervo foi instalado na cidade em comemoração aos 150 anos do município.  A iniciativa surgiu com intuito de resgatar a história da cidade e preservar a estrutura da estação.

O coordenador do Mubi, Valter Fernandes Bustos, foi o idealizador do projeto.  A paixão pelas “magrelas” começou com o trabalho de conclusão de curso sobre a “História das Bicicletas”.  Formado em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), já possuía um grande acervo de bicicletas.

Atualmente, existem apenas oito museus da bicicleta no mundo, sendo três nos Estados Unidos, um na Alemanha, Austrália, França, Itália e o Mubi de Joinville.

No acervo do Mubi constam modelos antigos, como a Volcity de 1907, diversas peças, coleções de miniaturas, bicicletas vindas da Europa, Portugal, Alemanha, China, Japão, entre outras localidades.  Um dos destaques é a bicicleta que anda nos trilhos, uma criação do próprio Valter Bustos.

O horário de funcionamento do Mubi é de 3ª a 6ª feira das 9h às 12h e das 14h às 17h30.  O acervo é aberto ao público e a entrada é na faixa.

Exposição apresenta bicicletas recicladas

O Museu da Bicicleta (Mubi) promove no próximo sábado, 25, a exposição “Fragmentos de Acervo” com peças de Israel Nicolau.  A mostra será realizada na Parada Ferretti, em Barra Velha.  A exposição fica aberta durante todo o dia para visitação. Além de apresentar peças do acervo do artista plástico Israel Nicolau, a exposição terá uma das bicicletas do Mubi.  Os modelos criados pelo artista paulistano são construídos com materiais recicláveis, coletados de ferros-velhos, sucateiros e doações de amigos.

No domingo, 26, às 10 horas, será realizado um passeio ciclístico, com saída da praça Lauro Loyolla até a Parada Ferretti.  Haverá premiações para os participantes, como ciclistas mais idoso e mais jovem, bicicleta mais ornamentada e maior equipe de ciclistas.

Informações: (47) 3455.0372 no Mubi

  •  

Deixe uma Resposta