• Postado por Tiago

GERAL-8-BASE-g---caramujo-africano-em-navega-(6)

Mini-monstrengos sobem até em árvores

Em Navegantes, o bicho também está pegando. Os caramujos tão subindo pelos muros das casas, invadindo ruas e calçadas. Mas o local preferido do monstrengo ainda são os terrenos baldios com mato alto e, de preferência, com bastante lixo. Para exterminar a praga, a prefa dengo-dengo também pretende limpar os terrenos e cobrar depois dos proprietários.

O clima úmido e quente do verão é o principal motivo pra que os carajumos se alastrem rapidinho. ?Este ano está complicado, o clima não ajudou. Os caramujos já viraram problema de saúde pública em Navegantes. Tivemos muitas reclamações?, lamenta o enfermeiro Jefferson Belotto, responsável pela vigilância epidemiológica e sanitária da cidade.

Na manhã de ontem, representantes da vigilância e secretarias de Saúde e Obras se reuniram com o prefeito Roberto Carlos de Souza (PSDB) pra tentar achar uma solução. ?Vamos primeiro notificar os proprietários dos terrenos e, se não adiantar, já estamos tentando viabilizar uma forma legal de entrar nestes terrenos para fazermos a limpeza e depois cobrar deles?, explica Jefferson.

De acordo com o chefão da vigilância, os moradores dos bairros Porto das Balsas e Nossa Senhora das Graças são os que mais reclamam do caramujo africano. ?Mas o centro também está infestado?, revela.

Como matar

O jeito mais eficaz ainda de matar o caramujo é pisando em cima dele. Jogar sal pelo terreno e em cima do molusco também acaba com a raça do gosmento. ?Jogar cal, como o pessoal fazia até ano passado, não é mais recomendado. O cal tem cálcio e o caramujo se alimenta disso. Não orientamos a população também a colocar fogo nos bichos, porque alguém pode se machucar desta forma?, fala o enfermeiro. A prefa está exterminando o bichinho com produtos químicos ? venenos ? que podem ser encontrados em lojas especializadas.

  •  

Deixe uma Resposta