• Postado por Tiago

INTERNA-10-ABRE-G-eleição-Conselho-Tutelar-Balneário-(7)

Votação rolou no domingo, com poucos eleitores nas sessões

Dois dias depois da eleição do conselho tutelar de Balneário Camboriú já está definida a equipe que irá encabeçar os trampos por lá nos próximos dois anos. Entre os cinco titulares, só mulheres. Lourdes Bernadete Falabrette de Oliveira é a presidente escolhida. A técnica de enfermagem trampou por 10 anos no hospital Santa Inês com a criançada agredida e sempre quis prestar serviço junto ao conselho pra evitar que mais pequerruchos sofram.

A formação da equipe titular rolou na noite de domingo, logo depois da contagem dos votos que consagraram a chapa ?Braços abertos? campeã, com 787 votos. Como Lourdes sempre se mostrou representante da equipe, foi nomeada presidenta por unanimidade. A mulé conta que entrou na luta pelos pequenos depois de ver muito pimpolho agredido dar entrada no pronto-socorro da pediatria do Santa Inês. ?Eu fazia o primeiro atendimento de crianças envolvidas com abuso sexual e violência doméstica?, conta.

Pra mudar esta situação e ajudar os pais a cuidar dos baixinhos, Lourdes resolveu fazer parte do conselho tutelar. Integrou a chapa perdedora do ano passado, mas não saiu satisfeita. ?Foi uma eleição sofrida onde foi usada a máquina política de tudo quanto é jeito. Este ano, vi que a eleição seria séria, que não teria envolvimento político e seria do jeito que o povo quer?, lascou.

Além de Lourdes, outras 14 pessoas integram a equipe do novo conselho tutelar. São três profissionais de direito, três psicólogas, três assistentes sociais e seis membros da comunidade. Da lista, a mulherada impera. São apenas três homens no meio de 12 mulheres.

A equipe presidida por Lourdes conta ainda com a advogada Franciele Leão, especialista em violência doméstica contra menores, a psicóloga Beatriz Campos, Adriana Danzmann, representante da comunidade, e a assistente social Mônica Freitas, que já tem experiência de trampo no conselho tutelar de outros estados. ?Vamos trabalhar junto com o conselho do município, os professores e as escolas. Quero um conselho tutelar junto da comunidade. De braços dados?, conta Lourdes.

Hoje, os novos conselheiros encaram um curso teórico e prático. Depois vão passar umas semanas bizolhando de perto do serviço diário dos conselheiros pra estarem nos trinques pra assumir o posto, em 19 de agosto.

Pouco prestigiada

A eleição do conselho tutelar de Balneário rolou domingo durante o dia. Só 1279 participaram da votação. Em comparação a anos anteriores, a eleição deste ano foi mixuruca pacas. O número de eleitores foi três vezes menor que o registrado em anos anteriores.

  •  

Deixe uma Resposta