• Postado por Tiago

mawaca-2

Show de hoje reúne sete cantoras que cantam em mais de 10 idiomas. Caraca!

A atração de hoje do 12º Festival de Música peixeiro é multicultural ao extremo. O grupo de sete cantoras pesquisa e recria a música de variadas etnias do globo buscando conexões com a MPB. Elas cantam em línguas indígenas, espanhol, búlgaro, finlandês, japonês, húngaro, swahili, grego, árabe, hebraico, ioruba e português. O show começa às 21h, no Municipal, e os ingressos custam R$ 30 e R$ 15.

O conceito desta salada cultural vem da etnia hausa, do norte da Nigéria. Os ?mawaka? (cantores-xamãs) recorrem ao poder mágico da palavra cantada pra atrair o poder dos espíritos. Além das sete cantoras, o Mawaca é formado por um grupo instrumental acústico com acordeom, violoncelo, flauta, violino, saxofone, baixo, percussão como as tablas indianas, derbak árabe, djembés africanos, berimbau, vibrafone, pandeirões do Maranhão e marimba.

As transcrições e arranjos são feitos pela diretora musical Magda Pucci. E, apesar de desconhecido do povão, o grupo já tem cinco cds lançados: Mawaca CD-Plus (1997); astrolábiotucupira.com.br (2000); Mawaca-Remix (2001); Os Lusíadas (trilha-sonora de 2002) e ?Mawaca pra todo canto!? (2004).

  •  

Deixe uma Resposta