• Postado por Tiago

As obras de reconstrução do Porto de Itajaí tão a todo vapor e vão ganhar mais um turno de trabalho na semana que vem. Cerca de 30 peões a mais vão fazer o serviço de estaqueamento durante a noite. Novos equipamentos também tão chegando pra dar um gás no trampo que deve terminar em abril do ano que vem.

De acordo com o engenheiro Paulo Müller, responsável pelo consórcio TSCC, que realiza as obras, os peões ainda tão na fase de estaqueamento, mas tá tudo dentro da previsão, já que esta etapa dura cerca de quatro meses. A primeira delas foi colocada no dia 5 de novembro e de acordo com Paulo já tão sendo colocadas de cinco a seis por dia.

Na sequência vão ser realizados mais testes pra ver se as estacas tão bem firmes e depois a concretagem. Já na próxima semana vai começar a fabricação dos pré-moldados pra formar as vigas e as lajes do porto. Pra garantir que o prazo pra entrega seja cumprido, os trabalhadores não vão ter folga estendida no Natal, só os que moram mais longe vão ser liberados pra dar um cheiro na família.

O consórcio aguarda pros próximos dias a entrega de dois equipamentos, um orange steel – uma espécie de pinça gigante pra retirar entulhos – e um braço pra acoplar a uma escavadeira que vai acessar a chamada cota menos 22 metros, pra tirar os escombros pesados que tão nessa profundidade.

“A obra está numa crescente. Na semana que vem entramos com o segundo turno, com cerca de 30 trabalhadores a mais para a noite. Agora que já temos um certo estoque de estacas – que vão sendo entregues ao longo da obra – podemos aumentar a cravação. Já estamos chegando a 150 trabalhadores, em janeiro devemos chegar, entre diretos e terceirizados, a 400 homens envolvidos na obra”, afirmou o engenheiro.

  •  

Deixe uma Resposta