• Postado por Tiago

Testes de estacas estão rolando e cronograma diz que trampo deve acabar dia 20 de abril de 2010

O DIARINHO teve acesso ao cronograma das obras de reconstrução do porto de Itajaí, elaborado pelas empresas do consórcio TSCC, e constatou que o trampo só começa no dia 14, ao contrário do que vem sendo anunciado. O que tá rolando agora são testes de estaqueamento pra confirmar a profundidade e o método de colocação das estacas metálicas.

Três técnicos da Secretaria Especial de Portos (SEP) chegaram ontem à city pra acompanhar os testes e definir os últimos detalhes da obra. O engenheiro Paulo Muller, responsável pelo consórcio TSCC, afirmou que o tal estaqueamento tá comprovando tudo o que eles tinham dito em abril, quando constataram que o projeto deveria ser alterado. “Quando mudamos o projeto não foi porque a gente decidiu e ponto. Não somos nós quem decidimos. É o solo, são as condições que exigiram mesmo a mudança e o aumento do tamanho das estacas e da plataforma”, explicou.

Os testes de estaqueamento devem rolar até o início efetivo das obras, daqui a 10 dias. De acordo com o engenheiro, neste período devem chegar todos os equipamentos necessários pra que seja iniciada a limpeza do cais, a retirada dos entulhos e a instalação do canteiro de obras.

Versão diferente

O engenheiro José Ricardo Ruchel dos Santos, que comanda a comitiva dos técnicos da SEP, afirmou que os trampos já estarão rolando enquanto os testes com a cravação de três estacas são feitos. Ele diz que a equipe dos trabalhadores foi dividida,e a retirada de entulhos do fundo do rio, a preparação do solo e o aprimoramento do projeto executivo já vai ser feita pelo pessoal que não estiver acompanhando os testes. “Devemos começar a cravação das estacas definitivas ainda em setembro e a conclusão das obras deve ocorrer, no máximo, até abril do ano que vem”, afirma Ruchel.

Armador volta a operar no Porto de Itajaí

Com o anúncio da retomada das obras, alguns armadores aos poucos estão voltando a operar no porto peixeiro. Depois de um ano e meio sem dar as caras no Itajaí, o armador israelense Zim Integrated Shipping Services (ZIM) decidiu retornar à city.

Ontem à tarde, o navio ZIM Clou Island atracou no porto pra embarcar 3,5 mil toneladas de mercadorias pra mandar pra costa leste dos Estados Unidos e pro Golfo do México. A partida do bichão tava prevista pras 23h. O armador ZIM deve voltar ao porto peixeiro na semana que vem quando o cargueiro ZIM Santos vem embarcar cerca de quatro mil toneladas de mercadorias.

  •  

Deixe uma Resposta