• Postado por Tiago

“A gestante, nesta fase, além de tomar consciência do próprio corpo e reeducar sua postura, deverá fazer exercícios regularmente, integrando-os à sua vida diária. Assim estará desenvolvendo autoconfiança, tanto emocional quanto física, suportando as dores ou mal-estares. Procurar fazer uma boa caminhada, pelo menos 20 minutos por dia, sempre que possível, não se esquecendo de manter a coluna reta, utilizando sapatos confortáveis e seguros com saltos baixos e largos. Ao iniciar o primeiro passo procurar colocar o calcanhar no chão e depois os dedos dos pés alternando os braços para frente e para trás, abrindo e fechando as mãos. Procurando vestir roupas adequadas à estação, dar preferência para vestidos, pois são mais confortáveis e fáceis de vesti-los, não limitam os movimentos e mantêm a postura favorável. Quando for dormir, procurar deitar-se ao lado esquerdo, se for confortável para ela. Utilizar travesseiro que preencha o espaço entre a cabeça e os ombros e outro entre as pernas, dando preferência na posição do lado esquerdo, pois esta permite um relaxamento dos músculos da coluna, assim diminuindo a compressão e facilitando a circulação do sangue. Antes de levantar-se, mexer as mãos e pés com movimentos circulares preparando-as para o movimento.

Virar-se de lado e apoiar o corpo sobre o cotovelo, levando as pernas para fora da cama. Evite levar o corpo para frente. Para sentar-se, a cadeira deverá ter encosto e braço de apoio, apoiando bem as costas, sentando-se sobre as nádegas, permitindo aos joelhos relaxar e aos pés, descansar no chão.

Permanecendo muito tempo nesta posição, estimular a circulação batendo devagar os pés no chão alternadamente. É importante que a gestante repouse em sua cama uma hora, diariamente, colocando os pés para cima, pois ajudará a circulação em todo corpo.

Procure empurrar repetidamente os pés contra a guarda da cama, alongando as pernas, o que fará com que ative a circulação. Isso deve ser feito com todo cuidado e devagar, já que algumas mulheres são facilmente acometidas de cãimbras e, se isto ocorrer, esticar a perna afetada. Recomenda-se suprir a necessidade de potássio através de dieta (ingerir bananas). Estas orientações devem ser seguidas e entendidas pelas gestantes de forma adaptável e gradual, modulando tempo e força às condições individuais, sempre respeitando a idade gestacional.”

Ass: Clara Souza Luz e Valéria Maria Alvares Cançado

(Transcrito ipsis litteris)

  •  

Deixe uma Resposta