• Postado por Tiago

abre-p2

Jair incorpora o Papai Noel há nove anos

Jair Franzer, 59 anos, morador de Navega, é segurança do Itajaí shópis há nove anos, mas, em dezembro, ele tem um trampo extra: incorporar Papai Noel, o velhinho inspirado em São Nicolau, que é símbolo de Natal. Jair fica, todo dia, das 16h às 21h, atendendo crianças que aproveitam pra descolar uns presentinhos maneiros. Mas quem sai ganhando mesmo é o Jair, que recebe uns reales a mais pra reforçar o próprio Natal.

A história conta que São Nicolau era um velhinho boa praça, que ajudava quem estivesse em dificuldade. Colocava o saco com moedas de ouro nas costas e depositava nas chaminés. Sua transformação em símbolo natalino rolou na Alemanha onde, todo ano, um cara vestido de monge visita as casas e faz uma sabatina na criançada pra saber se elas se comportaram durante o ano. Acompanhe a seguir, a entrevista com Papai Noel:

DIARINHO: Como é esperar o ano todo por este momento? Vocês ficam no Pólo Norte fabricando os brinquedos?

Papai Noel: A gente trabalha muito durante o ano. Ficamos lendo as cartinhas das crianças e fabricando brinquedos pra distribuir no Natal.

DIARINHO: O senhor não tá muito velho pra ficar voando por aí e descendo pelas chaminés? E no Brasil, onde não tem chaminé?

Papai Noel: No Brasil, eu entro pela porta mesmo. Vou batendo de porta em porta e levando os presentes.

DIARINHO: Que brinquedos o senhor dá pras crianças? Tem coisa que incita a violência, mas crianças adoram. Como você faz?

Papai Noel: Os pais estão, cada vez mais, educando os seus filhos. As crianças não estão mais pedindo brinquedos como espadas e armas de plástico. Hoje em dia, além dos eletrônicos, eles pedem muita bicicleta, bolas e bonecos de heróis.

DIARINHO: Quem ajuda o senhor a fazer os brinquedos? E como é a viagem do Pólo Norte pra cá? De navio, avião ou de rena?

Papai Noel: A viagem é na imaginação e quem me ajuda são os duendes.

DIARINHO: Quantas crianças o senhor atende por ano? Já teve algum pedido que o senhor não pode atender?

Papai Noel: São muitas crianças, é até difícil contar. Os pedidos que envolvem sentimento são os mais difíceis. Tem criança que pede a volta dos pais. Isso me deixa bem triste.

DIARINHO: O senhor acha importante as crianças acreditarem em papai noel? O que o senhor significa na vida delas?

Papai Noel: A importância é relativa, mas oriento os pais a colocarem o Papai Noel na vida das crianças como uma pessoa do bem.

DIARINHO: Que mensagem o senhor deixa para este Natal?

Papai Noel: Peço que todos os adultos tratem bem as crianças. Elas são os futuro e se forem bem tratadas os adultos de hoje terão uma velhice confortável.

  •  

Deixe uma Resposta