• Postado por Tiago

Não sobrou nem um pedacinho do bonecão pra contar história

g---evando---fotos-evandro.jpg-(8) papai-noel---balneario---incendiado-(1)

Fumaça preta cobriu Balneário no final da tarde de ontem

O baita Papai Noel que enfeitava a praça Almirante Tamandaré, em Balneário Camboriú, foi consumido pelas chamas no final da tarde de ontem. O incêndio foi provocado pela soldagem da estrutura interna do boneco, que tava capenga e precisou de um reforço urgente. Pra completar, o barnabé que trampava na soldagem disse que tentou controlar o fogo, mas o extintor de incêndio não funcionou. Apesar do susto e do baita preju, de mais de R$ 80 mil, a assessoria de imprensa da prefa informou que o prefeito Edson Periquito (PMDB) quer um novo bom velhinho pra colocar no lugar.

A urucubaca pra cima da estátua começou ainda na noite de domingo, durante a abertura do projeto Brilhos de Natal, que tá sendo realizado pela prefa, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). São Pedro abriu as torneiras e mandou um aguaceiro dos grandes, e o povão que assistia a festa teve que correr. A chuvarada também melou o discurso do homem-pássaro, que ficou sem som no meio do blablablá.

A água encharcou a estrutura do bonecão, de duas toneladas e meia, e fez com que ficasse ainda mais pesada. Por conta disso, a cabeça e o braço direito do Papai Noel envergaram pro lado direito, e o trambolho só não despencou porque tava preso num guindaste. O presidente da CDL, Altamiro Teixeira, reconheceu que o guindaste tava ali porque a estrutura tava meia-boca. ?Percebemos que tava balançando um pouco e ficamos preocupados?, disse.

Ontem de manhã, um engenheiro especializado em estruturas foi chamado às pressas pela CDL, e recomendou um reforço no aramado de metal que segurava o bom velhinho. A ordem foi dada pra que o pessoal da empresa Schneider, de Floripa, que é a responsável pela decoração, desse conta do reforço.

Durante a tarde, barnabés e peões da empresa soldaram uma renca de barras de ferro dentro da estátua, que era revestida de isopor e fibra. O serviço foi feito de baixo pra cima, e quando já tava no pescoço do Papai Noel, quase nos finalmentes, foi que rolou a desgraceira.

O barnabé Paulo da Silva, que fazia a solda, percebeu quando o trambolho começou a pegar fogo e passou a mão num extintor de incêndio pra tentar apagar as chamas. Mas o treco não funcionou. Em poucos minutos, as labaredas atingiram o bonecão todinho, e não sobrou nada pra contar a história. Por sorte, ninguém se machucou.

?Eu fiquei com muito medo. Achei que as chamas podiam chegar a pegar algum prédio?, diz o milheiro Atílio Ferrer, que viu tudo de pertinho. O fumacê foi tão grande, que era impossível andar pelas ruas ao redor da praça, e o trânsito foi interrompido na avenida Atlântica. O céu tomado de fumaça preta pôde ser visto de grande parte da cidade e apavorou muita gente.

papai-noel---balneario---incendiado-(6)

Solda dentro do bonecão deu início ao fogaréu

Bombeiros vão fazer perícia em extintor que não funcionou

 

Papai Noel do Balneário ficou só na lembrança do povão

  •  

Deixe uma Resposta