• Postado por Tiago

Foi confirmado ontem o primeiro caso da gripe porca em Itapema. A paciente é uma criança que já tá tomando o Tamiflu, esteve internada no hospital Pequeno Anjo no Itajaí, mas já ganhou alta. Os familiares da pequerrucha estão sendo acompanhados pela secretaria de saúde do município, que tem outros cinco casos suspeitos registrados.

A pimpolha, que não teve nem o nome ou a idade revelada, fez exame há 25 dias. O material foi encaminhado pra análise de laboratório no Rio de Janeiro e só agora veio o resultado. Enquanto esperavam o laudo, agentes da secretaria de saúde se anteciparam e deram o remédio pra criança. ?Quando o diagnóstico clínico pode ser de gripe A, o médico tem autonomia pra medicar na hora?, explica o secretário da saúde de Itapema, Roberto Ruiz.

Como ela estava com febre, dores pelo corpo e tosse aguda, ficou internada no hospital infantil da cidade peixeira e só foi liberada depois que melhorou 100%. A pequena passa bem e não corre risco. Já a família dela está sendo monitorada diariamente pra garantir que ninguém pegou a maledita gripe. Pelas informações repassadas pelo secretário, nenhum parente da guria apresenta sintomas da nova gripe.

Até ontem, Itapema tinha este primeiro caso confirmado. Outras cinco pessoas são consideradas casos suspeitos e mais quatro sujeitos tão em investigação. Entre os suspeitos tá o caso da gestante de 20 anos que morreu semana passada após ser internada em estado grave no hospital Santa Inês, em Balneário Camboriú. O neném foi salvo e nasceu sem a gripe.

Emergência

Pra montar um centro de triagem, contratar médicos e comprar equipamentos sem burocracia, na quarta-feira a prefeitura de Itapema decretou estado de emergência. Com isso, deram um gás nas obras do postinho do bairro da Várzea e pretendem abrir as portas do posto ainda hoje. ?Se tudo der certo, aquele será nosso centro de triagem. Estaremos transferindo nossos médicos pra lá e com o decreto de emergência vamos chamar mais alguns?, conta o secretário. O dotô Roberto não soube informar o número de profissionais atuantes hoje no município.

Suspeitas

Em 27 de abril, assim que o bafafá da gripe porca começou a rolar, a city de Itapema registrou dois casos suspeitos da nova gripe. Duas parentas, uma de 50 e outra véinha de 81 anos, foram internadas no hospital Nereu Ramos de Floripa por terem contato com um cara que foi pro México, país mais atingido pelo vírus H1N1. Uma semana depois receberam o resultado do exame e descobriram que as mulés não tavam com a porquinha, pra alegria geral da nação.

info

  •  

Deixe uma Resposta