• Postado por Tiago

CAPA-BASE---g---exames-raio-x-de-navega

Hospital registra 150 exames de raio-x por dia e diz que não tem fila

Um pequeno dengo-dengo de 10 anos, que quebrou o braço no início de novembro, tem que esperar mais de um mês pra fazer um exame de raio-x pra ver se o seu braço já tá bom. O pai do menino marcou o exame no dia 11 de novembro e só vai conseguir realizá-lo no dia 16 de dezembro. Mesmo assim, a secretaria de Saúde e o hospital de Navega negam que tenha fila de espera pra fazer os exames. O pai diz que a demora pode estar no repasse dos pedidos dos postinhos de saúde ao hospital.

O morador dos Machados, Fernando Brandalise, 32 anos, afirma estar passando um perrengue daquelas pra marcar um exames de raio-x em Navega. O filhote dele, A.B.B., 10, quebrou o braço no dia 2 de novembro na cidade de Herval do Oeste, foi atendido e fez todos os exames por lá. Voltando pra city de Navega, agora ele tem que fazer novos exames para poder retirar o gesso. Mas o hospital só entrou em contato para marcar uma data com o cara no dia de ontem, quase 20 dias depois que ele fez o pedido no posto de saúde dos Machados.

?Eles demoram uma semana pra enviar o pedido pro posto central, mais uma semana pra enviar pro hospital. E quem tem urgência fica na mão. A consulta do meu filho é pro dia 3 e vou ter que pagar um exame particular pra ele poder tirar o gesso?, debulha Fernando. O carinha ainda falou que pintou todos os dias no posto do Machados pra ver se o exame foi marcado. ?Mas, além de me atenderem mal, fiquei conhecido como um cara xarope. Mas estou no meu direito?, lascou.

Não tem fila

O secretário de Saúde, Juliano de Maria, falou que não tem fila de espera pra fazer os exames de raio-x em Navega, desde que uma empresa privada doou uma nova máquina ao hospital. ?Esta é a primeira denúncia que recebo?, mandou o barnabé. Ele ainda nega que a burocracia de repassar os pedidos de exames também seja a culpada pela demora. ?Desde o mês passado, nós até mesmo descentralizamos estes pedidos. Agora os postos de saúde podem marcar a data direto com o hospital, sem precisar passar pela secretaria. Mas vou verificar essa situação nos Machados para ver o que aconteceu?, promete Juliano.

O responsável pelo hospital de Navega, Cláudio Marmenteini, da Sociedade Beneficente São Camilo, afirma que não existe fila de esperas de raio-x. ?Das 7h às 19h o espaço é reservado para os atendimentos agendados, que são cerca de 150 por dia. Das 19h até o outro dia, são para os exames internos no hospital para quem já está aqui. Mas, se algum posto ou se chegar uma pessoa que precisa fazer urgentemente o raio x, nós colocamos na frente e damos prioridade?, complementa.

  •  

Deixe uma Resposta