• Postado por Tiago

A manhã de ontem foi de fartura em Bombinhas. Pouco mais de 10 mil tainhas foram capturadas, no comecinho do dia, no cantão da praia de Bombas. As 15 toneladas do peixe foram retiradas do mar em duas redes. Em poucas horas, o pescado foi dividido entre a comunidade e vendedores de plantão.

Assim que amanheceu, dois barcos encararam o marzão pra trazer alguns peixinhos. Pra alegria dos homens do mar, minutos depois a fartura começou a brotar nas redes. Foi necessária a força de 50 homens pra puxar as duas redes sortudas. O presidente da colônia de pescadores Z-22, Adolar Serafim, afirma que o vento oeste e a queda na temperatura foram essenciais pra ajudinha na captura. “A influência do tempo colocou o peixe na praia”, explicou.

Logo depois da puxada, a comunidade tratou de garantir o almoço. O lance foi dividido entre o povão que vive por lá, os pescadores e os fortões que ajudaram a puxar as redes. O que sobrou já foi colocado num caminhão e seguiu pros comércios. Uma tainha pode custar até R$ 15, dependo do tamanho e se tem ou não ova.

Pro presidente da colônia de pescadores a captura serviu como um incentivo a mais pros homens do mar que tavam desanimados pacas, já que a safra tava mixuruca esse ano. “Esperamos o tempo todo por esse momento. Tem muita gente que precisa da safra pra pôr o que comer dentro de casa”, conta.

Adolar cruza os dedos pra que mais cabeçudas deem as caras nas praias da cidade pra incrementar a festa da tainha, que será realizada de 3 a 5 de julho no salão paroquial, em Porto Belo. “A festa é feita só com o peixe que o pessoal tá pegando. Ela é muito importante pra nós”, lembra o pescador.

Com o lance de ontem de manhã, chega a 120 toneladas o total de tainhas pescadas em Bombinhas nessa temporada. As cabeçudas foram recolhidas em toda a extensão da praia, desde o cantão de Bombas até a praia da Tainha. A safra termina na última semana de julho.

A maior captura de tainhas na city rolou há dois anos, na praia de Quatro Ilhas, quando 37 toneladas de cabeçudas foram puxadas numa tacada só.

  •  

Deixe uma Resposta