• Postado por Tiago

INTERNA-10-ABRE-g---lanço-bombinhas-tainha05062009211

Foi o primeiro grande lanço da temporada em Bombinhas

A manhã de ontem foi de alegria pros pescadores artesanais de Bombinhas. Eles conseguiram capturar cinco mil tainhas, quase cinco toneladas do saboroso peixinho. Esta foi a primeira pescaria decente na região desde que foi aberta a temporada, no mês passado.

O cardume pintou no canto da praia de Bombas, no início da manhã. Um pescador bom de zóio conseguiu flagrar os pulos da peixarada e o pessoal jogou as redes no mar. Foi preciso mais de três horas de trampo e 40 pessoas pra conseguir tirar os peixinhos da água.

Mas o resultado valeu a pena, e os pescadores fizeram a festa. O quilo da bichinha tá sendo vendido entre R$ 3,50 e cinco pilas, dependendo do tamanho do peixe e do fato de ter ou não as ovas, que sevem pra uma farofa de lamber os beiços.

Parte dos peixes foi vendida ali mesmo, na areia. O que sobrou foi abastecer as geladeiras das peixarias da região. O mandachuva da colônia de pescadores Z-22, de Bombinhas, Adolar Serafim, diz que apesar da grana ter que ser dividida com todo mundo que participou da puxada de rede, a pescaria rendeu um bom dindim. ?Nessa crise, o que vem tá valendo?, lasca.

Adolar diz que o que trouxe o peixinho foi a queda brusca na temperatura, na semana que passou. A esperança é que o mar continue a ser generoso e mais tainhas apareçam pela praia até julho, quando termina a temporada de pesca. A maior safra já registrada pelos lados de Bombinhas foi em 2007, quando nada menos que 37 toneladas foram capturadas numa só puxada de rede, na praia de Quatro Ilhas.

  •  

Deixe uma Resposta