• Postado por Tiago

INTERNA-10---lateral---g---tainhas-floripa---barra-da-lagoa-fotos-carlos-amorim-03jun09-(4)

Tainhas tão chegando com vontade: flagrante foi na Barra da Lagoa

Os pescadores artesanais de Floripa tão com o sorriso lá na orelha. Só ontem, em dois pontos diferentes da capital manezinha, foram capturadas cerca de 25 toneladas de tainha. O início da temporada foi meio capenga, mas com a chegada do frio os pescadores já contam pelo menos 50 toneladas de tainha nas redes desde o dia 15 de maio.

Ontem, num único lanço, foram tiradas do mar da praia do Santinho, região norte da ilha, 20 toneladas da vedete dos cardápios durante o inverno. Numa outra garimpagem marinha, os pescadores da Barra da Lagoa, no leste, chegaram ao canal com os barcos atoladinhos de peixe. Pelo menos cinco toneladas de tainha foram capturadas e já colocadas à venda.

Depois do reparte, o peixe restante vai pro mercado público, no centro, onde se espera que o preço de R$ 6 o quilo, sem ova, diminua com a captura de mais escamosas nos próximos dias.

Segundo a Federação dos Pescadores de Santa Catarina (Fepesc), a expectativa é de que mil toneladas de tainha sejam retiradas do mar em todo o litoral da Santa & Bela. Estima-se que até terça-feira, os pescadores já tenham tirado quase metade do esperado do mar. A temporada da tainha termina em 15 de julho.

  •  

Deixe uma Resposta