• Postado por Tiago

INTERNA_abre_capacitação-contadores_divulgação-(1)

Conferência pela internet também ajudou a tirar dúvidas

Pra ensinar os contadores a usar todo os serviços que o órgão disponibiliza pela internet, técnicos da Receita Federal farão plantão em Itajaí de hoje até sexta-feira. As dicas serão dadas digrátis na sede do sindicato dos contabilistas de Itajaí (Sindcont) e região, que fica no centro da cidade.

A parceria entre o sindicato e a Receita faz parte do programa Receita Fácil ? Evite Filas, promovido pelo órgão federal. O objetivo do programa é diminuir o número de pessoas que procuram os escritórios da Receita e aumentar o uso dos serviços pela internet.

Os técnicos da Receita estarão das 8h30 às 11h30 no sindicato explicando como usar as ferramentas da web disponibilizadas no portal Centro de Atendimento ao Contribuinte [e-Cac]. Quem aparecer por lá, aprende na prática como usar as ferramentas da internet que a Receita oferece.

Osmar Rogge, 50 anos, diretor financeiro do Sindconti, diz que hoje os profissionais de contabilidade enfrentam problemas com o atendimento da Receita. ?Há um grande número de dúvidas, pouco pessoal disponível no órgão e o horário de atendimento, que é apenas à tarde. Isso gera uma demanda muito grande e muitas vezes a Receita não dá conta de atender?, argumenta.

Grande parte das dúvidas dos contadores, diz o dirigente sindical, é operacional. ?Como a maioria dos trabalhos pode ser feito de casa, aí é capacitar as pessoas para usar esses serviços pela internet e ir somente lá, na Receita, quando não tiver alternativa?, afirma Rogge.

As 11 cidades da foz do rio Itajaí-açu têm aproximadamente 1500 contadores em atividade, informa o diretor do Sindicato. Cerca de 600 deles, apenas em Itajaí. ?Por isso, quanto mais pessoas tiverem habilitadas a fazer o trabalho do escritório ou de casa, menos filas teremos na Receita Federal?, ressalta.

Webconferência

A capacitação dos contadores da região de Itajaí começou na semana passada. Aproximadamente 50 profissionais participaram, no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Itajaí, de uma webconferência, que é um palestrão seguido de debate pela Internet.

A webconferência foi um be-a-bá de como funciona o saite da Receita Federal e quais tipos de serviços podem ser feitos pela internet, sem precisa bater pé e esperar um montão de tempo pra ser atendido no escritório do órgão.

O Sindcont funciona junto com a Intersindical Patronal, que fica na rua José Ferreira da Silva, nº 43, centro de Itajaí

  •  

Deixe uma Resposta