• Postado por Tiago

“Aconteceu no último sábado, dia 26, o 1º Festival Catarinense de Escolinhas de Hóquei Sobre Grama, no SESC Cacupé, na cidade de Florianópolis. Foi o primeiro evento no estado voltado à iniciação esportiva da modalidade e foi um sucesso. Professores e atletas ficaram orgulhosos ao ver o campo cheio de crianças e adolescentes jogando e mostrando que o trabalho que vem sendo feito de desenvolvimento da modalidade está dando frutos. Compareceram ao evento cinco escolinhas de Florianópolis, escolinha de Corupá e de Guaramirim – as duas últimas coordenadas pela professora e atleta da seleção brasileira, Djeniffer Dombrowicz Vasques. A escolinha de Corupá funciona através do Programa Abraçando o Esporte (PAE) em dois locais: Escola Frederico Viebrantz e Escola Francisco Mees. Em Guaramirim a escolinha funciona no colégio Almirante Tamandaré. Ao total, participaram do evento 65 crianças e adolescentes na faixa etária entre 10 e 17 anos.

As atividades iniciaram às 9h30 com a execução do Hino Nacional e se encerraram às 16 horas com uma partida entre os jogadores da seleção brasileira que compareceram ao evento.

Durante todo o dia os alunos participaram de atividades individuais e de jogos entre as escolinhas. Diante da recente criação das escolinhas, em sua maioria com um ano de criação, este primeiro evento teve como objetivo a confraternização entre as escolinhas e o incentivo à prática da modalidade. Desta forma, independentemente do resultado dos jogos, todos ganharam medalhas ao final do evento.

Tanto a escolinha de Corupá como a de Guaramirim mostraram empolgação e já apresentaram uma boa técnica. Os alunos puderam colocar em prática aquilo aprenderam nas aulas.

Os jogos foram divididos em duas categorias: até 12 anos e a partir dos 13.

Está prevista a formação de seleções estaduais em diversas categorias para a participação em eventos nacionais; desta forma, muitos dos alunos que vêm se destacando podem vir a representar nosso Estado e, mais adiante, até mesmo a seleção brasileira. Santa Catarina possui atualmente a maioria dos atletas da seleção tanto feminina como masculina e através das novas gerações queremos continuar esta hegemonia catarinense no hóquei sobre a grama.

Quero frizar que para que Corupá e Guaramirim participassem do evento houve total apoio das divisões municipais de esportes de ambas as cidades. Apoio essencial no crescimento e desenvolvimento da modalidade.

O próximo evento será o campeonato catarinense de hóquei in door (jogado em quadra) no mês de novembro, mas que ainda não tem o local definido.”

Ass: Alencar Manoel Vasques

(Transcrito ipsis litteris)

  •  

Deixe uma Resposta