• Postado por Tiago

INTERNA-----_pre_sal_petrobrás

A camada do pré-sal vai de Santa Catarina ao Espírito Santo

A Petrobrás anunciou ontem que usará 10 plataformas flutuantes para agilizar os trabalhos de produção na camada pré-sal, a maior província petrolífera já descoberta no país. As novas plataformas irão produzir, estocar e escoar o petróleo para áreas já estruturadas na bacia de Santos.

As duas primeiras plataformas a funcionarem serão fretadas. Mas o governo garante que usará, em sua maioria, empresas, equipamentos e trabalhadores brasileiros. Elas funcionarão como uma espécie de projeto piloto para a exploração das camadas do pré-sal. ?A capacidade de produção diária de cada unidade será de 100 mil barris de petróleo e cinco milhões de metro cúbicos de gás natural?, informou a Petrobrás, em nota oficial. As duas primeiras plataformas tem previsão de serem instaladas em 2013 e 2014. Por questões de segurança, os locais ainda não foram divulgados.

As outras oito plataformas serão construídas no Rio Grande do Sul e pertencerão à Petrobrás. Terão capacidade de produção diária de 120 mil barris de petróleo e cinco milhões de metros cúbicos de gás natural. A previsão de instalação é entre 2015 e 2016.

O pré-sal é uma cama de petróleo considerado de alta qualidade, encontrada pelo Petrobrás entre os litorais e Santa Catarina e Espírito Santo. Fica entre cinco mil e quinhentos e sete mil metros de profundidade. A descoberta e a futura exploração da camada fará com que o Brasil consolide sua posição entre os maiores produtores de petróleo do planeta.

  •  

Deixe uma Resposta