• Postado por Tiago

Papélis apareceram numa caçamba de lixo

A polícia Federal esclareceu o caso dos títulos de eleitor achados na quarta-feira numa caçamba de entulho, em Balneário Camboriú. Na frente do local onde foi achado o material morava um ex-estagiário do cartório eleitoral, que prestou serviços em 2005 no fórum do município. Na época, ele recebeu a missão de queimar o material, mas somente esta semana o fogo foi tacado na bagaça.

O caso foi esclarecido quando a mãe do ex-estagiário prestou depoimento à PF. Ela explicou que a chefe de cartório em 2005 pediu pra que seu filho levasse os papélis pra casa e os queimasse. O rapaz se mudou pra Lages e os requerimentos não tinham sido detonados. Esta semana, a mãe do guri decidiu tacar fogo na montoeira de papel ? que tava tomando espaço em sua casa.

Os documentos foram achados na rua 902, no centrão, por um morador das redondezas. A maioria dos formulários tinha sido queimada dentro de uma roda de carro. Do que sobrou, uma boa parte tava preenchida com dados de eleitores. Todos tinham data de 2005 e alguns tinham sido marcados à caneta com a palavra ?inútil?. Outro tanto de papélis tava em branco. ?Não se trata de títulos eleitorais, mas sim de formulários utilizados para a sua impressão, os quais são descartados em caso de erro de preenchimento ou dano?, frisou o assessor-chefe da corregedoria Regional Eleitoral, Sérgio Manoel Martins.

Não pódi

A descoberta chamou a atenção porque os títulos não podem sair de dentro do cartório eleitoral de jeito nenhum. O chefe substituto da 56ª zona, Fábio de Almeida, explicou que títulos em branco nunca são jogados fora. Os que são preenchidos de forma errada têm os números de série anotados e é preciso pedir autorização pro Tribunal Regional Eleitoral (TRE) pra que sejam descartados. ?Depois de autorizado, é lançado edital por 15 dias e só depois o material passa por trituração ou incineração, dentro do próprio cartório?, contou. A corregedoria não informou se a chefe do cartório da época responderá procedimento administrativo por permitir que os documentos saíssem do fórum.

  •  

Deixe uma Resposta