• Postado por Tiago

Chegam hoje os resultados dos exames de mais dois casos de suspeita de contaminação pelo vírus da gripe suína Santa & Bela. Um homem de 30 anos e uma pequerrucha de sete estão internados na capital esperando o resultado do exame pra serem liberados. Os dois passam bem.

O homem tá internado no hospital Nereu Ramos porque começou a sentir os sintomas da doença logo depois de ter voltar de uma viagem à Europa. Já a menina tá no hospital infantil Joana de Gusmão desde que retornou dos EUA e também ficou dodói.

Os outros três casos monitorados já foram descartados. A senhora de 82 anos ficou internada até segunda-feira pela manhã no Nereu Ramos. Assim como a filha e o genro, o exame indicou que o vírus da gripe com o qual ela teve contato não era o influenza A.

Mesmo com a redução dos casos suspeitos de gripe suína no Brasil, a diretoria de vigilância epidemiológica da secretaria de Saúde da Santa & Bela segue em alerta. O diretor da vigilância, Luiz Antônio Silva, diz que todas as pessoas que chegam ao estado vindas de outros países tão sendo cadastradas. “Mesmo que elas venham de países que não tenham registrado casos da doença ainda estamos tendo este cuidado”, conta.

Mais problema

Com a confirmação de 13 casos de febre amarela no Rio Grande do Sul e a morte de seis pessoas por causa da doença, a secretaria de saúde iniciou a campanha pra vacinar pelo menos 80 mil catarinenses que moram na fronteira com o estado vizinho.

Em cidades como Zortéa, Campos Novos, Celso Ramos, Anita Garibaldi e Campo Belo do Sul, os moradores têm feito fila nos postos de vacinação pra tentar escapar da peste. A idade mínima pra tomar a picada é nove meses. A vacina tem validade por 10 anos.

A secretaria de saúde também recomenda a picada pra quem pretende ir pro Rio Grande. Além de Porto Alegre, outras 17 cidades gaúchas tão sendo monitoradas por conta da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue. Além do cuidado com a vacinação, barreiras sanitárias devem ser montadas nos próximos dias pra evitar que o mosquito bichado venha de carona com alguém aqui pra Santa & Bela.

  •  

Deixe uma Resposta