• Postado por Tiago

Doze policiais militares, responsáveis por um curso de operações táticas, realizado entre outubro e novembro de 2008 em Itajaí, foram indiciados por crime de tortura, após investigação da polícia militar, e deverão ser denunciados pelo ministério público. A denúncia partiu dos próprios PMs que faziam o curso. Os abusos foram registrados em fotos e vídeos.

As fotos mostram oficiais com os punhos machucados depois de terem sido obrigados a dar socos nos colegas. Outro aluno teve a cabeça raspada à força, o que resultou em lesões no couro cabeludo. E sobrou até pras minas, que tiveram os cabelos cortados rudemente por faca de caça.

O promotor militar Sidney Dalabrida disse que os alunos foram submetidos a choques elétricos, sessões de espancamento, de afogamento e foi jogada uma granada dentro de um dormitório, atingindo vários policiais. “Ou seja, foi praticado excesso que configura crime”, definiu o promotor.

Um dos vídeos gravados durante o curso mostra os alunos sendo obrigados a comer cebolas cruas. Espuma tóxica também foi colocada no rosto dos policiais, sendo que um deles perdeu parte da visão.

O curso de operações táticas teve a participação de mais de 40 alunos. Os 12 policiais indiciados no inquérito policial militar são todos de Itajaí, segundo a assessoria de comunicação da PM.

O caso também foi encaminhado ao ministério público estadual e o processo deve rolar na justiça comum. A pena prevista no código penal, para casos de tortura, é bem maior do que a prevista no código militar. O responsável pela comunicação da PM em Itajaí, tenente Luis Carlos dos Santos, disse que não poderia falar nada sobre o assunto sem consultar seus superiores. Limitou-se a dizer que o caso tá sendo investigado internamente.

  •  

2 Respostas to “PMs são torturados durante curso em Itajaí”

  1. venicius Diz:

    Agora a gente ja sabe da onde veem a brutalidade dos pulicias que atendem a população de Itajai.
    por issso que eles soh sabem resolver os problemas com violêcia que eles aprendem no cursos realizados por oficiais

  2. redacao Diz:

    CAMBADA DE FILHOS DA PUTA….

Deixe uma Resposta