• Postado por Tiago

No dia em que o Estado comemora a criação da Capitania de Santa Catarina, 224 policiais militares serão promovidos – dentre eles um post-mortem e outro por bravura.

A solenidade de promoção de oficiais e praças da Polícia Militar será nesta terça-feira, data magna do Estado.Três tenentes-coronéis serão promovidos ao posto de coronel, o mais alto da carreira: Luiz Roberto de Quadros, Paulo Ekke Moukarzel e Paulo Henrique Hemm.  São 73 oficiais e 151 praças que serão promovidos em todo o Estado.

Em Lages haverá a promoção post-mortem do soldado Joelcio Aluizio Menegaz, morto em 17 de dezembro do ano passado no município de Bom Retiro, na Serra Catarinense.  O policial ia para casa quando foi avisado que o motorista de um Gol havia atirado na mulher, dentro do veículo, na BR-282. Na altura do Km 126, o Gol caiu em uma vala. O policial estacionou seu carro e, armado, foi em direção ao Gol. Enquanto pedia reforço, o policial foi morto com um tiro de pistola pelo motorista do Gol, que se matou em seguida. A mulher também morreu.

Já em Itajaí, acontecerá a promoção por ato de bravura do soldado Alcenir de Oliveira.  Na  tarde  de  25  de  março  de 2006, ele estava  de  folga caminhando pela praia  do  Gravatá,  em Navegantes,  quando  observou dois homens nadando perto das pedras. O mar estava muito agitado e ao perceber que estavam sendo arrastados e lutando para vencer a força das ondas, o policial decidiu entrar no mar revolto e ajudar aquelas pessoas. Com muito  esforço, conseguiu chegar próximo a uma das vítimas, enquanto

observava que a outra era arrastada mar a  dentro  pela força da correnteza, localizando-se já a cerca de 20 metros de distância. Lutando ainda  mais  contra  correnteza,  conseguiu  trazer  uma das vítimas para junto às pedras. A outra não teve a mesma sorte. Seu corpo foi localizado depois de cinco dias, numa praia de Piçarras.

Por que 11 de agosto?

A data magna do estado tem origem na criação da Capitania de Santa Catarina, quando a Coroa Portuguesa através da Provisão Régia de 11 de agosto de 1738, desincorporou os territórios da Ilha de Santa Catarina e o Continente do Rio Grande de São Pedro da jurisdição de São Paulo, passando-os para o Rio de Janeiro.

A solenidade na Capital acontece a partir das 16h30 no Centro Universitário da PM, no bairro Trindade.

  •  

Deixe uma Resposta