• 14 nov 2009
  • Postado por Tiago

3249-5910

reclamacao@diarinho.com.br

Quer saber onde anda uma figuraça da sua cidade?

Pergunte que o DIARINHO vai atrás. Só não vale político.

O DIARINHO inaugura hoje a seção ?Por onde anda??. Um espaço pra matar a curiosidade dos leitores sobre a situação de pessoas conhecidas da região que acabaram sumindo do mapa. Pra abrir a seção em bom estilo, o DIARINHO fuçou e foi atrás da Tia Clarinha, professora que educou pelo menos duas gerações de itajaienses.

Dona Clara Regina Pickering, 60 anos, dedicou praticamente toda a sua vida à educação. Foram ao todo 42 anos como professora da criançada miúda no colégio São José, de Itajaí. Tantos anos de esforço lhe renderam o apelido carinhoso de tia Clarinha. Mesmo com sua demissão, em 2007, tia Clarinha não desistiu de seguir sua missão. Hoje, ela dedica todas as suas manhãs como voluntária na educação infantil do colégio das freirinhas.

A história de tia Clarinha no colégio São José começou em 1966, quando havia completado 17 anos. Junto com sua inseparável amiga, a irmã Hilda, os trabalhos com os 45 pequerruchos da educação infantil tiveram início em uma salinha que ficava de frente para a figueira centenária da escola. ?O São José foi o único colégio em que trabalhei durante a minha vida?, conta.

Em 2007 tia Clarinha foi demitida do colégio das freirinhas. Ela não esconde que foi um momento muito difícil. Mesmo diante da tristeza, a professorinha deu a volta por cima. Meses depois do afastamento, tia Clarinha já estava de volta às salas de aula. ?A escola é a minha vida, meu segundo lar?, afirma.

Hoje, a educadora passa todas as manhãs ao lado da criançada matriculada no São José. Tia Clarinha não recebe nada em dinheiro pelo trampo, mas se orgulha em dizer que é amiga da escola. ?Eu conto histórias, presto auxílio nas salas de aula e também ajudo a cuidar do recreio?, conta.

E quem pensa que tia Clarinha fica no período da tarde de pernas pro ar se engana. A senhorinha faz visitas a doentes, idosos e visita a familhada.

Família grande

Os mais de 40 anos de empenho no colégio São José fizeram tia Clarinha aumentar sua família. A professorinha disse que lembra de cada criança que passou por sua sala de aula. ?Às vezes eu encontro meus ex-alunos na rua, já grandes, e de muitos, além da fisionomia, lembro do nome. É muito bom, eles se emocionam. E o mais legal é que hoje, como amiga da escola, eu estou cuidando dos filhos de muitos dos meus ex-alunos?, conta.

Tia Clarinha não escondeu a felicidade de inaugurar a seção ?Por onde anda??, do DIARINHO, e aproveitou pra mandar um recadinho pros ex-alunos e seus pais: ?Eu guardo todos vocês no meu coração e pra sempre guardarei. Tenho certeza que cumpri minha missão como educadora?.

INTERNA_17_abre-esquerda---Tia-Clarinha_foto-felipe-vt-(1)

Tia Clarinha agora faz trabalho voluntário com a criançada

  •  

Deixe uma Resposta