• Postado por Tiago

O feriado da Independência deverá ser tristonho em Porto Belo. Foi cancelado o desfile oficial do município em comemoração ao Sete de Setembro. A medida foi sugerida pela Secretaria de Saúde, que quer evitar que o povão fique aglomerado na avenida Governador Celso Ramos e corra o risco de espalhar o vírus da gripe pelaí.

O secretário de saúde, Antônio Ballestero Garcia Júnior, afirma que a medida foi necessária pra evitar a disseminação da gripe porca entre o povão. “Apesar de ser ao ar livre, o desfile aglomera de quatro a cinco mil pessoas”, explica. Foram cancelados ainda todos os festerês, cursos e eventos esportivos patrocinados pelo município e que envolviam muvuca de gente.

O grampo deverá acabar só no final de setembro, quando começar a esquentar. “Em tese, a tendência é do inverno diminuir e a influenza A sair da nossa região”, conta o secretário referindo-se ao vírus da gripe porca.

Mesmo com as medidas preventivas, Balestero garante que a comunidade não precisa ficar desesperada. Afirma que no município não há registrado nenhum caso da gripe porca. Na última semana, 21 pacientes foram monitorados por apresentarem alguns sintomas da nova gripe e cinco até chegaram a tomar o medicamento Tamiflu. Mas nenhuma das suspeitas foram confirmadas.

Hoje, cinco moradores de Porto Belo permanecem em monitoramento e só um tá tomando o remedinho indicado pra tratar os pacientes portadores do H1N1. Todos estão em casa e passam bem. “Estamos com uma situação confortável e dentro dos limites”, garantiu.

Leia mais na edição de amanhã do DIARINHO.

  •  

Deixe uma Resposta