• Postado por Tiago

GERAL-9-ABRE--TERRENO-COM-PNEUS-EM-PORTO-BELO-NA-FRENTE-DO-PORTO-DAS-AGUAS---foto-FelipeVT-00

Caminhão da prefa levou porcariada embora

Um terreno cheio de pneus velhos tava servindo de criadouro de mosquitos da dengue em Porto Belo. Cerca de 500 borrachudos estavam jogados numa área em frente ao shopping Porto das Águas, na avenida Governador Celso Ramos. Depois de ficar por lá quase um ano, os pneus foram retirados na tarde de ontem, quando a reportagem do DIARINHO entrou em contato com a prefa.

O condomínio de luxo pra mosquito tava instalado numa antiga pista de kart que foi desativada no verão do ano passado. A galera que cuidava no kartódromo simandou assim que o inverno chegou e não voltou mais. Todos os pneus que eram utilizados pra delimitar a área da pista e proteger os corredores ficaram jogados ao deus dará.

O eletricista J. da S, 44 anos, é um dos moradores da região que tava com medo de levar uma picada do mosquitinho maldito. ?Querem trazer navio de tudo quanto é lugar do mundo e deixam essa vergonha na entrada da cidade?, lascou. O homem diz que já avisou a prefa umas cinco vezes. ?Há um ano estou comunicando os agentes de saúde e ninguém toma uma atitude?, alfinetou.

O secretário de saúde, Antônio Ballestero Garcia Júnior, jura de pés juntos que não recebeu a denúncia e sequer sabia da montoeira de pneus largados por lá. Na manhã de ontem, chamou os funcionários da vigilância epidemiológica, sanitária e até da secretaria de Obras pra verificar qual a situação do terreno. ?A gente sabe que acumula água e pode alojar o foco do aedes aegipty?, conta, referindo-se ao principal mosquito que transmite a dengue.

Na tarde de ontem, um caminhão da prefa de Porto Belo apareceu no terrenão e carregou todos os pneus de lá. Ainda pela manhã, o secretário de Saúde afirmou que se, durante a limpeza, os barnabés encontrassem algum foco do mosquito no local, o dono dos pneus levaria uma multa salgada no lombo.

Cuidado com o mosquito

O mosquito transmissor da dengue se cria em locais a céu aberto e com água acumulada. Ballestero relembra que, pra evitar o criadouro, basta não deixar o líquido precioso parado em nenhum tipo de pote ou recipiente aberto. ?O mais importante é ter condições sanitárias básicas no ambiente onde se vive?, indicou.

A dengue provoca febre, dor de cabeça, dor no corpo, nos olhos, vômito e pode levar à morte. Diversos focos de mosquito da dengue já foram encontrados na Santa & Bela, mas nunca nenhum caso de pessoa dodói foi constatado por aqui.

  •  

Deixe uma Resposta