• Postado por Tiago

INTERNA-_-ABRE---ARQUIVO-Portos---para-04-e-05.08---abre---tregua-na-greve

Porto de Itajaí é o único de Santa Catarina a contar com o serviço

A partir desta semana o porto de Itajaí se integrou ao sistema de controle mundial de rotas de tráfego de navios chamado de Automatic Identification System (AIS). Agora, tanto a administração do porto quanto os operadores poderão acompanhar a movimentação de cargueiros em qualquer mar do planeta.

Com o AIS, é possível saber a localização exata da embarcação, os últimos portos em que atracou, o nome do armador e a bandeira que utiliza. ?Essa é mais uma ferramenta de controle, de segurança e de decisão para os operadores, já que poderão saber se o navio cumpre o cronograma da rota e qual a previsão real de chegada no porto?, afirma Robert Grantham, diretor comercial do porto peixeiro. Informações sobre carga não são fornecidas.

Tudo via satélite

O sistema funciona com monitoramento via satélite. As grandes embarcações cargueiras emitem sinais através de um aparelho chamado transponder. Os satélites transmitem esses sinais para estações instaladas em vários pontos da Terra.

O serviço, explica Robert Crantham, poderá ser utilizado por qualquer operador que faça uma assinatura. O sistema usa a base do famoso e popular Google Maps, por isso é fácil de ser utilizado, diz o bagrão do porto.

Itajaí é o único porto de Santa Catarina que conta com uma dessas estações. O porto cedeu o espaço e as empresas Datamar e Lloyd´s MIL colocaram as antenas e prestarão o serviço.

  •  

Deixe uma Resposta