• Postado por Tiago

Pra facilitar a vida dos clientes, o porto público de Itajaí começou a operar com a emissão de faturas on line. Agora, armadores, despachantes e outras empresas que precisam usar o trampo do porto peixeiro não precisam mais perder horas num balcão pra pegar seus boletos de pagamento. Basta umas clicadas no mouse do computador que a fatura pode ser impressa num escritório de qualquer parte do mundo.

A principal vantagem do sistema, ressalta Ricardo Abdallah, gerente de informática do porto, é a economia de tempo para os usuários. Em alguns casos, a demora poderia resultar na perda de uma manhã inteira no balcão do departamento de faturamento. Agora, pra quem vai exportar, basta mandar um e-mail solicitando a fatura. Para as importações, ainda é preciso levar a documentação ao porto, mas não precisa mais ficar esperando a fatura no balcão. Ela é enviada depois por e-mail.

Outra vantagem é a economia de papel e tinta. Só no ano passado, o porto público de Itajaí emitiu 10 mil 951 faturas.

Pra Roberto Grantham, diretor comercial do Porto de Itajaí, o sistema anterior era antiquado e gerava problemas tanto para os despachantes brasileiros quanto para os armadores estrangeiros que centralizam seus pagamentos em outros países. “Nós tínhamos que emitir a fatura em papel, botar num malote, mandar pra China ou qualquer outro lugar do mundo, esperar chegar lá. Isso atrapalhava”, exemplifica.

A liberação das faturas pela internet também ajudará na liberação de cargas dos usuários do porto, afirma Roberto. “Um cliente que sabe que não tem dificuldades de fazer seus pagamentos no Porto de Itajaí é um cliente satisfeito”, discursa o diretor comercial do porto.

Como solicitar a fatura on line

Pedir a fatura via internet é a coisa mais fácil do mundo, garante Ricardo Abdallah, bagrão do setor de informática do porto público. Basta acessar a página do porto na internet [www.portoitajai.com.br] e clicar no link ‘faturas on line’, que tem à esquerda da tela.

Na página que abrir, tem que cadastrar o CNPJ da empresa. Se for a primeira vez que tá pedindo a fatura on line, tem que usar a senha 123456. Depois, cada empresa cria a sua própria senha.

Depois disso é fácil. Basta pedir a fatura pelo e-mail jorgeveiga@portoitajai.com.br. O documento é mandado logo que o pessoal do porto faz a conferência e também vai pro cliente por correio eletrônico. Daí, basta imprimir a fatura e ir pagá-la no banco. Não precisa mais escalar um office boy pra ir até o porto e mofar na fila pra pegar o papéli.

Abdallah diz que até meados deste ano todo o sistema de emissão de faturas será completamente on line, inclusive as relacionadas à importação de mercadorias, sem passar pela intermediação de funcionários do porto.

  •  

Deixe uma Resposta