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Porto de Navegantes | Diarinho - Diário do Litoral
 
  • 04 fev 2009
  • Postado por Tiago

Dia 29 novembro a 01 de dezembro de 1997

Temos acompanhado com vivo interesse a luta do prefeito Luiz Gaya para dotar Navegantes de um Porto Marítimo. Para tanto fomos pessoalmente visitar o outro lado da vala, para conversar com as pessoas que estão trabalhando com esse objetivo. Primeiro, precisamos reclamar para o prefeito Gaya, para colocar placas, as chamadas verdinhas, indicando onde é o Ginásio de Esporte e a própria Prefeitura, pois quase nos perdemos na nossa vizinha cidade.

Mas temos que registrar o importante ato do Prefeito Luiz José Gaya, em lutar para que aquela área nobre da chamada Divinela, seja transformada em Porto Privado.

A área disponível é uma das mais nobres e melhor localizadas em todos o país, pois além do espaço fantástico existente, em torno de 700,00 m2, é preciso levar em conta que Navegantes tem aeroporto, que com a internacionalização será o segundo mais importante de nosso Estado, e ali começa a BR 470, que liga com todo o restante do Estado. Além da BR 101, que está sendo duplicada e também passa por Navegantes.

O prefeito Gaya já foi visitado por dois Ministro dos Transportes, que já se manifestaram expressamente, por escrito, em favor da construção do Porto.

Além do que foi criada uma Consultoria Especial, que está sendo dirigida pelo nosso velho amigo e colaborador, Carlos Fernando Priess, que tem como Assessora a Srta. Adriana Schauffer Amorim, formada em Comércio Exterior, filha do Sura do Banco do Brasil.

Nessa empreitada o Gaya teve que negociar com cerca de 150 empresas internacionais, da Inglaterra, China, Bélgica, Nova Zelândia, Paraguai, Argentina e outros países, sendo que já foi inclusive, visitado até por secretários de estado para sobrevoarem a área, estudarem o assunto do Porto de Navegantes com detalhes. Agora, no frigir dos ovos, fecharam negociação três importantes grupos internacionais em parceria com grupos brasileiros.

Estão na fase de negociações com os proprietários dos terrenos, a fim de evitar desapropriações, como está acontecendo com o Aeroporto.

Ficamos meditando a respeito do assunto e pensamos que a administração de Itajaí é que deveria ter contratado com o Gaya, para somar os esforços, e a própria Adhoc começar a construir em Navegantes. É preciso pensar que o porto de Navegantes trará benefícios ao Brasil, ao estado e a Grande Itajaí. Pelos estudos levantados pela Secretaria do Mercosul, a construção de cinco berços, que é capacidade da área navegantina, representa a possibilidade de gerar 5000 empregos diretos e indiretos em nossa região. O prefeito Jandir Bellini e o administrador da Adhoc, João Macagnan, deveriam procurar, a nosso ver, o Gaya, e o Priess, tentando uma composição adulta. A concretização do sonho elogiável de Gaya, pode representar a eleição de alguém para Governador de Santa Catarina, pois o porto de Navegantes poderá ser a maior obra dos últimos tempos em nosso Estado.

O porto de Itajaí ocupa uma área de 87.000 m2 e Navegantes tem disponível 700.000 m2, e poderá ser organizado a não afetar a cidade.

O porto será voltado para fertilizantes, açúcar, grãos e veículos e não concorrerá absolutamente em nada com o Porto de Itajaí. Pelo contrário, irá, com a sua consolidação trazer economia para a Adhoc, pois as despesas de manutenção do canal terão que ser divididas.

Fica a idéia, para reflexão de todos.

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