• Postado por Tiago

ABRE-COLETA-DE-ÁGUA

Sistema de coleta da água da chuva também rendeu prêmio para a Iceport

O Porto de Navegantes (Portonave) venceu pela segunda vez o prêmio Fritz Müller, que é organizado pela Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (FATMA) para puxar o saco das instituições públicas e empresas privadas que mais sicoçam pra preservar a natureza. A decisão foi divulgada ontem e a premiação acontece no dia dia 31 de agosto na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC). Em 2007, o Portonave já tinha levado o troféu de empresa que mais defende o meio ambiente na Santa&Bela.

Os sabichões da Fatma consideraram que o Portonave tem o melhor sistema de gestão ambiental do estado. A manutenção da qualidade do ar, o controle da poeira e da poluição, o monitoramento do lençol freático e das águas subterrâneas, o tratamento de todas as águas usadas no terminal por uma estação de tratamento que libera no rio Itajaí-Açu um efluente tratado, a coleta seletiva do lixo, o controle dos ruídos gerados no terminal e a análise sistemática da água potável bebericada pela peãozada fazem parte do esquema montado para a gestão ambiental.

A empresa também tem um programa de educação e conscientização ambiental voltado pros trabalhadores e pra comunidade. Palestras, cursos e eventos sociais fazem parte das ações do programa.

Osmari de Castilho Ribas, chefão-mor do Portonave, diz que a preocupação ambiental sempre fez parte da política da empresa, que este ano completa dois anos de funcionamento. ?Desde a construção da Portonave, diversos programas já focavam a preservação da flora e da fauna, como o transplante de plantas e resgate de animais que estavam no local?, lembra Castilho.

Iceport também ganhou

A Iceport, empresa que pertence à Portonave e que toca a geladeira gigante no cais do porto, também foi premiada. Foi considerada a empresa que mais tem ações para preservação da água. E não é por memos, a Iceport investiu em um sistema que coleta até 265 mil litros de água da chuva e do degelo da câmara fria. Isso daria pro consumo diário de 1.200 pessoas.

  •  

Deixe uma Resposta