• Postado por Tiago

Alguns números indicam mudança na economia de Navegantes depois da instalação do Portonave.Em 2007, quando o porto começou a funcionar, 424 novas empresas foram abertas na cidade. No ano anterior, foram 240. Pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do ministério do Trabalho, de agosto de 2007 a agosto de 2008 as empresas da cidade geraram mais de 8 mil novos postos de trabalho.

Emílio Vieira, vice-prefeito e secretário municipal de desenvolvimento econômico, admite a importância do porto para a economia da cidade. “O porto de Navegantes é o investimento mais expressivo ocorrido no município nos últimos anos, trazendo empregabilidade e renda para uma substancial parcela da população do municipio de navegantes”, discursa.

Vieira tem motivos para ressaltar a importância do porto dengo-dengo. A arrecadação do imposto sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS), pulou de R$ 2,4 milhões em 2004 para R$ 31 milhões no ano passado. Parte desse dinheiro, que vai para o governo do estado, volta depois para encher os cofres da prefeitura.

O Portonave emprega hoje, diretamente 600 trabalhadores. O Iceport mais 140.

  •  

Deixe uma Resposta