• Postado por Tiago

Desde as 10h30 de ontem, nenhum navio passa pelo canal do porto de Itajaí. A praticagem que trampa no complexo portuário pediu que a capitania dos portos suspendesse a navegação na foz do Itajaí-Açu porque a correnteza poderia provocar acidentes com os navios.

O presidente da Itajaí Práticos, Alexandre Gonçalves, explicou que a medida serve pra garantir a segurança da galera dos navios e de todos que trampam no canal porque, com a correnteza, fica difícil de manobrar os brutamontes. Ele disse que pros navios a dificuldade já começa em alto-mar, mas quando entram no canal aumentam as chances do navio bater no fundo, contra outro barco ou no próprio cais.

Alexandre disse ainda que só hoje eles vão saber se já dá pra liberar o canal. O assessor de imprensa do porto de Itajaí, João Henrique Baggio, disse que dois navios deixaram de atracar no porto peixeiro por causa do perrengue.

O capitão de fragata Alexandre Herculano Pinto Malizia Alves, delegado da Capitania dos Portos em Itajaí, explicou que já no início da tarde de ontem a correnteza era de cerca de 2,5 nós, o equivalente a 5 km/h, considerado muito forte para as embarcações. O capitão disse ainda que tá monitorando o rio em Brusque e Blumenau pra poder liberar o canal.

  •  

Deixe uma Resposta