• Postado por Tiago

_MG_1438

O porto dengo-dengo cresceu 118,5% este ano

O porto de Navegantes (Portonave) bateu seu próprio recorde e movimentou em junho 21 mil contêineres. Enquanto as movimentações portuárias caem em média 17,5% no país, no porto de Navega o leva e traz de mercadorias aumentou 118,5% em relação ao ano passado.

Esse crescimento estaria ligado principalmente à opção do porto de se especializar em cargas congeladas. ?De janeiro até maio, movimentamos mais de 15,7mil contêineres de carga reefer?, informa Osmari de Castilho Ribas, diretor-superintendente do Portonave.

No pátio do terminal estão instaladas 1200 tomadas para abastecer de energia os chamados contêineres reefers, de cargas congeladas. Junto ao terminal foi construída a geladeira gigante chamada de Iceport, cuja carga interna é manuseada basicamente por robôs. A Iceport consumiu R$ 50 milhões e tem capacidade de movimentação de 900 mil toneladas por ano. ?Nem a crise mundial, que tem afetado os terminais portuários mundiais, ancorou os investimentos previstos pela Portonave?, faz questão de dizer o chefão do terminal.

A previsão para o segundo semestre é que pelo menos 360 cargueiros joguem suas amarras no cais dengo-dengo, movimentando algo em torno de 130 mil contêineres.

  •  

Deixe uma Resposta