• Postado por Tiago

A Portonave S/A – Terminais Portuários de Navegantes e a Iceport – Terminal Frigorífico de Navegantes S/A venceram a 16ª edição do Prêmio Fritz Müller, que reconhece os principais projetos e trabalhos na área ambiental desenvolvidos em Santa Catarina.  Promovido pela Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (FATMA), o prêmio é uma forma de incentivar a preservação e o uso racional dos recursos naturais.

Com um Sistema de Gestão Ambiental próprio, a Portonave venceu na categoria Gestão Ambiental.  O Sistema de Gestão Ambiental da Portonave realiza importantes trabalhos de preservação ambiental, como a manutenção da qualidade do ar, o controle da poeira e da poluição, o monitoramento do lençol freático e das águas subterrâneas, o tratamento de todas as águas usadas no terminal pela Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) da própria Portonave que libera ao rio Itajaí-Açu um efluente tratado, a coleta seletiva do lixo, o controle dos ruídos gerados no terminal, a análise da água potável oferecida aos colaboradores, entre outros.  Além disso, o Projeto de Responsabilidade Social Portonave de Todos promove a educação e a conscientização ambiental da comunidade em geral e dos colaboradores por meio de palestras e eventos.

Inscrita na categoria Conservação de Insumos de Produção – Água, a Iceport comprovou o trabalho da empresa para preservar a água e os mananciais.  Ao aliar tecnologia de ponta com sustentabilidade e inovação, a Iceport investiu em um sistema que coleta até 265 mil litros de água da chuva e do degelo da câmara fria.  Segundo informações da Organização Mundial de Saúde (OMS), seria o suficiente para abastecer 1.204 brasileiros por dia.  A água coletada é usada para lavar os caminhões, o pátio e até para refrigerar o prédio administrativo da Iceport.  O sistema de ar condicionado da Iceport retira o frio da água e o libera no meio ambiente, economizando energia elétrica e sem poluir o meio ambiente como os aparelhos antigos de refrigeração.  “Além do sistema de coleta de água, a Iceport tem as mesmas preocupações com o meio ambiente que a Portonave”, enfatiza Antônio Bersaneti, diretor executivo da Iceport.  O sistema preserva os mananciais e permite a economia de 40 mil litros de água da Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) diariamente.

O prêmio Fritz Müller é uma homenagem ao famoso naturalista alemão Johann Friedrich Theodor Müller, que viveu por muitos anos em Blumenau e foi reconhecido mundialmente por seus estudos relacionados ao meio ambiente.  A entrega da premiação está prevista para o dia 31 de agosto na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC).

  •  

Deixe uma Resposta