• Postado por Tiago

Segue parado o trampo nos portos de Itajaí e Navegantes. A navegação foi suspensa na manhã da segunda-feira a pedido da praticagem da foz do Itajaí-Açu porque a correnteza tava muito forte e os navios corriam o risco de bater no fundo ou nas margens do canal. A praticagem passou o dia de ontem monitorando a correnteza, mas ainda não tem previsão de liberação da navegação.

De acordo com o presidente da Itajaí Práticos, Alexandre Gonçalves, a expectativa era que o nível do rio tivesse baixado, mas isso não ocorreu. De acordo com Alexandre, na tarde de ontem, a velocidade da correnteza estava em torno de 3,9 a 4 nós (cada nó corresponde a 1,852 km/h), mas para que a entrada na barra seja liberada é preciso no mínimo que esteja abaixo de 3 nós.

Alexandre disse ontem que ainda não dava pra fazer uma previsão de liberação e que hoje vão passar o dia monitorando e torcendo pra correnteza dar uma trégua pra que os trabalhadores possam voltar ao batente.

As embarcações já tão fazendo fila na entrada da barra. De acordo com Luiz Antonio Martins, que coordena o departamento de programação do complexo, cinco navios esperam para entrar (dois em Navegantes, dois em Itajaí e um no terminal da Braskarne) no canal de acesso. Outro brutamontes tá atracado na Braskarne, esperando a liberação pra zarpar.

  •  

Deixe uma Resposta