• Postado por Tiago

INTERNA-ABRE-PAG-23---s---grupo-do-Brasil-na-copa---foto-divulgação

Seleção brasileira caiu no grupo G, que ainda tem a fraca Coreia do Norte e as fortes Costa do Marfim e Portugal

INTERNA-ABRE-BAIXO-PAG-23---s---arte-grupos-copa-do-mundo---globo.com

Confira como ficaram os grupos da copa do Mundo

A próxima copa do Mundo é só em 2010, mas a disputa entre as seleções já começou ontem, com o sorteio dos grupos da primeira fase da competição. Como em 1966, o Brasil caiu no mesmo grupo de Portugal, que venceu a seleção canarinho naquela copa graças ao artilheiro Eusébio. Junto com os portugueses, a seleção enfrentará a fraca Coreia do Norte e a Costa do Marfim, considerada a melhor seleção da África.

A estreia do Brasil em busca do hexacampeonato será no dia 15 de junho contra a Coreia do Norte, no estádio Ellis Park, em Joanesburgo. Foi naquele estádio que o Brasil conquistou a copa das Confederações neste ano. A segunda rodada, em 20 de junho, tem um complicado jogo contra a Costa do Marfim, também em Joanesburgo. A primeira fase acaba com Brasil x Portugal, dia 25 de junho, provavelmente no duelo mais difícil e um dos mais esperados da copa. As duas seleções devem definir o primeiro lugar no grupo, mas os africanos podem surpreender.

Como em 2006, a ida pra segunda fase como primeiro do grupo é importante pra evitar uma forte seleção candidata ao título, a Espanha, que tá no grupo H. Na Alemanha, o Brasil ficou em primeiro e pegou Gana nas oitavas-de-final. Se ficasse em segundo cruzaria com a Itália, atual campeã mundial. Na África, a seleção pode enfrentar nas oitavas, além da Espanha, Chile, Suíça e Honduras, com chilenos e suíços brigando pela segunda vaga.

Primeiras análises

Numa baita cerimônia na Cidade do Cabo, a deliciosa atriz Charlize Theron e o gostosão inglês David Beckham ajudaram a sortear os grupos. Presente no sorteio, Dunga gostou do que viu. ?É um grupo complicado e equilibrado, mas temos condições. Muita gente pensa que a vitória é obrigação nossa. Temos que trabalhar e buscar o resultado?, diz o técnico.

Pela segunda vez na copa, a Coreia do Norte não será trabalho. Com um time de jogadores que só sabem correr, o Brasil deve atropelar os asiáticos. O pepino vem na segunda rodada. Além de Drogba, astro do Chelsea, a Costa do Marfim tem jogadores como Touré, do Barcelona, Eboué, do Arsenal, e Kalou, também do Chelsea.

Pedreira, com certeza

Classificada na repescagem, a seleção portuguesa tem como astro Cristiano Ronaldo, melhor jogador do mundo em 2008, que será ajudado por outros bons jogadores como Ricardo Carvalho e Nani. Nascidos no Brasil, os agora portugueses Deco, Pepe e Liédson dão um toque brazuca em Portugal, que nunca foi campeão do mundo.

O comentarista esportivo Eládio Cardoso alerta pra Costa do Marfim, mas põe Portugal como grande adversário. ?Costa do Marfim pode ser uma zebrinha, mas o Brasil vai brigar com Portugal pelo primeiro lugar. Já a segunda fase é mais complicada. O Brasil é favorito, mas mundial se decide lá?, analisa Eládio.

Pra tristeza sul-africana, a França caiu logo no grupo A, junto com México, Uruguai e os donos da casa. ?Se o Uruguai passar da primeira fase é um grande resultado. Tô confiante que o Brasil ganhe mais uma copa?, diz o uruguaio Sérgio Ramirez, técnico do Joinville, que já passou pelo Marcílio Dias.

Além do A, outros grupos fortes são o B, com Argentina, Nigéria, Coreia do Sul e Grécia, e o E, que tem Holanda, Dinamarca, Japão e Camarões. Atual campeã mundial, a Itália deu sorte ao pegar Paraguai, Nova Zelândia e Eslováquia no grupo F.

  •  

Deixe uma Resposta