• Postado por Tiago

PÁGINA-10-ABRE-g---balança-de-itapema---brigitte-bardot

Quem tentar desviar do posto de pesagem também vai pagar multa

Começou a funcionar nesta semana o posto de pesagem de veículos de carga no quilômetro 152 da BR-101, em Itapema. Mesmo sem aviso prévio ao povão, agentes da concessionária da rodovia Autopista Litoral Sul e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) abriram o posto e passaram a fazer a fiscalização. O bizu rola 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Desde a manhã de segunda-feira, os carangos de carga tão tendo que sair da BR e entrar na balança. Os vazios passam pela pista inicial e são liberados. Aqueles que estão carregados entram na balança de precisão. Se estão com o peso acima do exigido, os brutus são retidos e é aplicada multa.

O pessoal da Autopista faz a operação da balança e a galera da ANTT carca a facada por excesso de peso. Os valores são baseados no peso bruto total (PDT), que determina o limite de cada modelo de veículo. Os tolos que passarem acima do permitido terão que bancar multa.

A penalidade deverá ser paga pelo dono da mercadoria. Caso o caminhão tenha duas notas fiscais registradas, aí o rombo será aplicado nas costas do agenciador da carga, ou seja, o transportador. O condutor não perderá pontos na carteira de habilitação, mas poderá ser caneteado se tentar siscapar da pesagem.

A balança deveria ter iniciado em 31 de julho. No entanto, os engenheiros da Autopista decidiram dar uma garibada a mais na estrutura de pesagem e remarcaram a data. Desde o primeiro dia de julho, a geringonça tava operando pra testes e passou até por aferição do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO).

Em entrevista do DIARINHO, o gerente de operações da concessionária, César Ribas Sass, informou que a operação da balança é essencial pra manutenção da rodovia, já que irá obrigar que os caminhões andem com a carga dentro do exigido e assim, danifiquem menos a pista. Na Santa & Bela, outro posto de pesagem está instalado em Garuva, no quilômetro 14 da BR-101. Uns 4 mil caminhões são pesados por dia no local.

Dentro de Itapema

Aqueles caminhoneiros que tão querendo pagar de malandros e já tão pensando em passar por dentro de Itapema deverão tirar o cavalinho da chuva. Agentes do departamento de trânsito da city vão montar barreiras e fiscalizar as vias que possam servir de rota de fuga. ?Se a carga não for endereçada aos comerciantes de Itapema, os caminhões serão multados e encaminhados pro posto de pesagem?, explica o diretor do departamento, Luis Albaris. A multa será de R$ 127,69.

  •  

Deixe uma Resposta