• Postado por Tiago

Povão cria paranho esperando pra atravessar ou arrisca a vida

Ainda não foi cumprida a promessa de ser instalado um semáforo na frente do Atlântico Shopping, na avenida Brasil, no centro de Balneário Camboriú. Há sete meses o povão abriu o berreiro e reclamou que a via tava muito perigosa pros pedestres, que não ganham mais espaço pra atravessar. O gestor do trânsito no município prometeu a colocação do semáforo, mas até hoje nada foi feito. O povão que passa por lá todos os dias continua na espera pela geringonça.

Morador do edifício que fica na frente do shopping, o aposentado Dirceu Luz, 65 anos, conta que não consegue atravessar pra passear com a filha, que tem dificuldades pra andar. ?Tenho uma filha que é excepcional e não posso atravessar ali com ela porque não tem segurança?, diz.

O cruzamento não incomoda só quem mora por lá. Maria Amélia Santana, 35, passa pelo local todos os dias pra ir trampar e sempre tem que rezar pra conseguir atravessar e chegar do outro lado inteirinha. ?Os carros não param. Nem a gente estando em cima da faixa. Só atravesso correndo?, disse.

Ontem de manhã a equipe do DIARINHO esteve no local e também só conseguiu atravessar a rua depois de sivirar em pernas. Ainda flagrou algumas pessoas que esperaram mais de 10 minutos de pé, na calçada, até conseguir um espaço entre os carros pra atravessar. No cruzamento com a rua 511 quase rolou um acidente entre um carango que tentou atravessar a avenida e seguir em direção à praia e outro possante que passava pela avenida e sequer freou na esquina.

Por lá até há placas de ?Pare? pertinho do shopping, mas parece que os motoras esquecem da sinalização, passam direto e deixam o povão na calçada chupando o dedo. Pra piorar, a faixa de pedestres está apagadinha, como se nem existisse mais.

O gestor do trânsito na city, Jaime Mantelli, sabe bem dos problemas. Garante que a sinaleira vai sair, mas ainda não sabe a data ao certo em que a traquitana será instalada. Afirma que a prefa está na finaleira do projeto e chama as empresas interessadas em participar da licitação. ?Estamos licitando a compra dos semáforos da Quinta avenida e já está sendo comprado esse?, garantiu.

Em junho do ano passado, Mantelli disse que a instalação deveria ser feita até agosto. Ele explica que o atraso rolou porque a prefeitura ficou enrolada com a burocracia exigida pra compra dos materiais. Afirma que a licitação será aberta até o mês que vem e tudo deverá ser instalado em até 60 dias. ?Queremos semáforo de última geração?, disse. As sinaleiras deverão ter iluminação chicosa e contagem de tempo.

Pela previsão de Mantelli, a sinaleira será sincronizada com o sinal que fica na esquina com a avenida Alvim Bauer, ali do ladinho. A medida será tomada pra evitar mais congestionamentos na região.

Relembre

Em 12 de junho de 2009, muitos moradores da região metiam a boca na falta de sinalização pertinho do shopping. O síndico do condomínio João Sandri, Nelson Procópio dos Santos, 68, contou até que representantes de 10 prédios da região já tinham sijuntado em 2008 pra fazer um abaixo-assinado que foi encaminhado à antiga chefia do fundo Municipal de Trânsito (Fumtran), do governo anterior.

No entanto, parece que o documento só chegou à prefa no ano passado e o atual gestor do trânsito prometeu a todos que uma sinaleira seria instalada lá pra organizar a bagunça. Acreditava-se que tudo estaria resolvido em 60 dias, mas sete meses se passaram e até agora nenhum sinalzinho foi colocado por no local.

  •  

Deixe uma Resposta