• Postado por Tiago

INTERNA-10-ABRE---g---querem-sinaleira---brigitte-bardot-(27)

Povo fica fulo da vida, esperando uma cha nce pra atravessar a avenida

Motoras abusados e desrespeito com o pedestre. É isso que se vê no cruzamento entre a avenida Brasil e a rua 511, no centro de Balneário Camboriú. Pra atravessar a via o povão diapé mofa na calçada ou se arrisca entre os carangos que passam apressados e raramente param na faixa de pedestres. Pra acabar com todo o problema, uma nova sinaleira deve ser instalada na avenida.

O cruzamento na frente do Atlântico Shopping tá virado num alho. Pra cruzar a Brasil em direção à avenida Atlântica, o pedestre tem que ser elástico ou fazer um exercício de paciência. Poucos veículos que seguem pela via param na faixa pra deixar a galera diapé atravessar. O resultado: o pessoal cria paranho esperando na calçada até que uma boa alma resolva parar e dar passagem.

A outra opção é pedir proteção a uma força superior e correr entre os veículos, com o risco de ser atropelado. Essa foi a melhor alternativa pra apressada secretária Marizete Cruz, 25 anos, na manhã de ontem. ?Tô atrasada pro serviço e aqui demora muito até que algum carro pare pra gente passar?, lascou sem dó. O perrengue fica ainda maior nos horários de pico.

Pra piorar, não há sequer uma placa de ?Pare? pertinho da faixa. No local há apenas uma placa amarela que indica a faixa de pedestres. No entanto, parece que a sinalização não vale pra nada.

Pra tentar minimizar todo o problema, representantes dos prédios em torno do cruzamento se mobilizaram. O síndico do condomínio João Sandri, Nelson Procópio dos Santos, 68, conta que no ano passado até foi feito um abaixo-assinado. O papéli teria sido feito pelo ex-candidato a vereador Passarinho, que ouviu os moradores de 10 prédios vizinhos e recolheu mais de mil assinaturas que foram encaminhadas à antiga chefia do fundo municipal de trânsito (Fumtran), no governo anterior.

Esse ano, com a nova administração, seu Nelson procurou novamente o pessoal do Fumtran e até recebeu no local o atual gestor, Jaime Mantelli. O chefão do fundo prometeu que seria instalada uma sinaleira no cruzamento. ?O que a gente fica chateado é que ele confirmou que estava montando a sinaleira e que seria até mais moderna que as outras da cidade?, conta seu Nelson.

Quem também entra no pedicho é o zelador do condomínio do Atlântico Shopping, Marcelo Gomes, 39. Pra fazer uma boquinha na padoca Santa Catarina do outro lado da rua, conta que os condôminos passam o maior trampo. Pra ele, além da sinaleira, o pessoal do fundo de trânsito poderia também deixar uns guardinhas a postos ao lado da faixa de pedestres. ?Ao menos os guardas poderiam ir educando os motoristas?, mandou.

Já o morador do prédio, Hindrigo Lorran, 21, sugere que os entendidos do trânsito de Balneário encontrem outra solução pro problema. ?Acho que se tiver uma sinaleira ali, na temporada de verão mesmo, aquele cruzamento vai virar uma loucura. Ninguém vai conseguir passar?, palpitou.

Terá sinaleira, sim

Os barnabés ouviram o reclamo do povão e resolveram dizer sim. O semáforo será colocado no cruzamento da rua 511 com a avenida Brasil. O gestor do trânsito, Jaime Mantelli, afirma que tomou a decisão depois de fazer um estudo do local e comprovar a treta. Afirma que o novo semáforo já está sendo licitado junto com as sinaleiras que serão instaladas na Quinta avenida. ?Pra nós já teríamos colocado há muito tempo, mas é difícil porque temos o prazo de licitação?. Todo o processo deve levar uns 60 dias pra estar concluído.

Quanto a possibilidade de atravancar ainda mais o trânsito, o gestor garante que a medida é necessária. ?Vai tornar a situação em determinados momentos mais lenta, mas vai organizar?, acredita.

  •  

Deixe uma Resposta