• Postado por Tiago

ABRE_11_abre_vala-aberta-rua-gracilides-coelho-reiser-machados_foto-luz-clarita-(5)

Moradores tão revoltados com a situação

Há quase 20 anos que uma vala na rua Henrique Dauer Júnior, nos Machados, em Navegantes, incomoda os moradores. A água podre, dizem, é chamariz pra ratos e baratas. Até cobra dona Veroni Inácio da Silveira, 65 anos, já matou dentro do cercado de casa. Quando dá sol o vilão é o fedor e na chuva são os alagamentos.

São mais de 100 metros de vala na rua. Dona Veroni mora há 17 anos no bairro. Nesse tempo todo acumulou histórias que ilustram o perigo da vala aberta. Há dois anos resgatou uma menininha que caiu na vala. ?Se eu não tivesse ali ela teria se afogado?, lembra.

Faz algum tempo que a aposentada tava no terreno quando matou uma cobra comprida, fina e preta. A filha, que mora na mesma rua, já encontrou uma serpente pequena na fruteira que estava na mesa da cozinha. ?A gente fica com medo de deixar a janela aberta e entrar alguma cobra?, se preocupa a aposentada. Todo dia ela revira a casa verificando se tem algum bicho indesejado. A maior preocupação é com o marido, que é cego e pode sem querer esbarrar numa peçonhenta.

O último acontecimento, diz dona Veroni, foi no domingo. Um carro caiu na vala. Só saiu de lá rebocado por um ônibus. Os caramujos africanos também fazem parte da vida dos moradores. Dona Veroni compra quatro quilos de sal por mês pra matar os gosmentos.

Não é difícil encontrar outras histórias de moradores reclamando da vala. Na semana passada, a estudante Karina Cristiana Nogueira Sobrinho, 14, viu um rato morto boiando na vala.

Além da bicharada, pra Nágila Priscila da Cunha, 17, o principal problema trazido pela vala são os alagamentos constantes na rua. A vala entope e acaba transbordando.

A dona de casa Suelen Santos de Lima, 28, desce a lenha no mau cheiro em dias de sol. O esgoto da comunidade, afirma, cai todo na valeta.

Vão tubular, promete subprefeito

Valdeli Guarezi, o Badeco, subprefeito dos Machados, informa que a rua Henrique Dauer Júnior é uma das mais críticas da localidade. Ele afirma que a obra da tubulação da vala rola ainda este ano.

  •  

Deixe uma Resposta