• Postado por Tiago

INTERNA_12_abre_moradores-da-estrada-geral-da-itaipava_foto-felipe-vt-(1)

Moradores tão unidos e ameaçam protestar contra o descaso da prefa

Desde que a estrada geral da Itaipava, em Itajaí, foi asfaltada, antes das eleições do ano passado, os problemas começaram a surgir. O povão que mora no bairro diz estar vivendo um inferno com a grande quantidade de carros, motos, caminhões e ônibus que passam por lá, todos os dias, em altíssima velocidade. Os moradores estão indignados porque alegam já ter entrado em contato com a prefa e nada foi feito. ?Não pode continuar assim. Se eles não tomarem uma atitude, a gente vai tomar?, avisou seu Orlando Felisberto, 64 anos, em tom de ameça.

Lá pelas 18h30 de quinta-feira, horário em que os moradores afirmam ser o caos, o DIARINHO esteve no local pra conferir de perto o reclamo. E não deu outra: carangas e até ônibus urbanos passavam pela avenida Itaipava como se apostassem corrida. A placa diz que a velocidade máxima permitida é de 50 km, mas o que se viu por lá foi uma pista de corrida. As velocidades eram altas e rolavam ultrapassagens perigosas.

Élio José Garbim, 40, mora na Itaipava há 10 anos. Conta que do ano passado pra cá o medo tomou conta do povão da localidade. Explica que a estrada serve de atalho pra muitos motoristas quem vêm de Brusque e seguem para a BR 101. ?A solução aqui é uma lombada ou algo que faça os motoristas reduzirem a velocidade. Do jeito que tá é impossível?, lascou.

Arceli Garbim, 36, mulher de Élio, disse que já ligou várias vezes pra Codetran explicando o caso, mas até agora nem sinal dos guardinhas por lá. ?Eu sugeri que eles viessem com um radar móvel pra constatar o problema, mas até hoje não apareceu ninguém aqui?, reclama.

A parte mais crítica da avenida fica na reta depois da entrada da empresa do prefeito Jandir Bellini, a Frigovale. Trecho da avenida onde a dona-de-casa Janete Werner, 46, se arrepia só de falar. Ela conta que às vezes fica até 10 minutos esperando pra conseguir atravessar. Andar de bicicleta pela via, então, nem pensar.

?O problema aqui não é nem só a velocidade. Não tem ciclovia e se a gente se arriscar a andar de bicicleta nessa estrada, é capaz de ser carregada por um carro?, detona Janete, indignada.

A preocupação dos moradores da localidade é com a grande quantidade de crianças que moram por lá. Ao longo da estrada existem duas escolas e o perigo de algum pimpolho ser catado por veículo é gigante.

Vai rolar mais uma lombada

José Alvercino Ferreira, chefão da coordenadoria de trânsito (Codetran), disse que tá ciente do problema. Zé Ferreira admitiu que depois do asfalto a via se tornou rápida e muitos motoras não respeitam os limites de velocidade.

O abobrão informou que uma lombada eletrônica já foi instalada perto do posto de saúde do bairro e o pedido para uma outra já foi feito. O outro controlador de velocidade deve ser colocado próximo de uma das escolas da comunidade.

Além disso, Ferreira garantiu que as chamadas tartarugas estão sendo fixadas na estrada. Pra evitar que os motoras desviem do redutor de velocidade, a Codetran vai colocar o redutor em toda a extensão da pista. ?A gente tá fazendo o que pode, mas também dependemos do respeito dos motoristas?, justificou o chefão do trânsito.

na faixa de pedestres

A doméstica Alzira Correia, 58 anos, é prova do perigo da estrada geral da Itaipava. Em agosto do ano passado ela foi pega de raspão por uma caranga quando atravessava a avenida de ziquinha. O pior é que dona Alzira tava em cima da faixa de pedestre. ?Depois do acidente eu não prestei mais. Levei pontos no pé e meu joelho dói até hoje?, reclama.

Depois do susto, dona Alzira redobrou a atenção. Mesmo assim não vê a hora de o problema ser resolvido. Ela mora encostadinha na estrada da Itaipava e morre de medo de que algo aconteça com sua família e também com os vizinhos.

  •  

Uma Resposta to “Povão protesta contra maluquice no trânsito da estrada da Itaipava”

  1. venicius Diz:

    Realmente algo deve ser feito, porém a reclamação de qeu atravessava de ziquinha na faixa de pedestres é totalmente descabido.
    Ciclista tem tando direito numa faixa de pedestre quanto um automovel ou um avião!

Deixe uma Resposta