• Postado por Tiago

Motoras da coletivo receberam orientação da vigilância

Pra evitar a contaminação pela gripe porca, o povão que anda de ônibus terá que ficar esperto. Já que não há como evitar ficar dentro do local abafado e abarrotado de gente, um infectologista indica que a galera mantenha as janelas abertas, mesmo com friozinho ou chuva. É indicado também que o pessoal não tussa na cara dos passageiros e mantenha a higiene. As medidas ajudam a evitar que o vírus H1N1 sispalhe entre a galera.

O infectologista Carlos Manoel Correia da Silva explica que a transmissão pode rolar mais dentro dos busos por ser um ambiente com muita aglomeração de gente e exposição. Como é praticamente impossível não ficar apertado dentro dos latões, o especialista recomenda que as pessoas que tenham um simples resfriado, fiquem dentro de casa. Caso seja inevitável sair, que usem máscaras. É importante que os cobradores e os passageiros mantenham as janelas abertas e o ônibus arejado, mesmo que esteja fazendo uma friaca braba ou caindo aquela garoa do céu. ?Lógico que, se estiver chovendo, não vamos deixar molhando tudo. Mas é bom manter ao menos uma frestinha pra deixar o ônibus arejado?, lascou.

Quanto à possibilidade de se carregar álcool em gel na bolsa ou não se pegar no corrimão, o doutor Correia acredita que não adianta de muita coisa. É recomendável mesmo que o povão utilize lenços de papel descartáveis e proteja a boca e o nariz com a mão quando for tossir ou espirrar. ?O importante neste momento é manter a higiene e a educação. Não ajuda de nada eu passar álcool na mão se alguém tossir na minha cara?, mandou.

Pra assegurar que os busos estão arejados e bem limpinhos, a galera da vigilância sanitária do Itajaí tá fazendo um trampo de fiscalização. Desde a semana passada, duas equipes têm dado um pulo na rodoviária e no ponto do banco Itaú, no centro peixeiro, pra garantir que os ônibus que circulam dentro e fora do município estão cumprindo com as medidas.

O diretor da vigilância sanitária de Itajaí, Luiz Antônio Espinosa, conta que o pessoal até deu aulas de como manter os latões limpos pra todas as empresas. ?Os motoristas têm que orientar os passageiros a manterem as janelas abertas e a higiene interna do veículo. Também são orientados a passar álcool em gel nas barras de ferro, onde o pessoal coloca a mão?, conta Luiz.

Apesar do pouco efetivo, Luiz conta que tem dado sempre uma bizolhada. ?Ao menos na parte de ventilação, a gente está vendo que os ônibus estão cumprindo?, garante. Ele não soube precisar o número de fiscais disponíveis. Se o povão comprovar que os ônibus não estão cumprindo as recomendações, devem denunciar pelo fone 3249-5500. O descumprimento pode terminar em multa.

  •  

Deixe uma Resposta